Melena

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo melena é definido como fezes pastosas de coloração escura e odor fétido, caracterizando uma hemorragia digestiva alta. A cor escura das fezes diz respeito às modificações bioquímicas pela qual o sangue passou na luz do intestino habitado por bactérias.

Os especialistas utilizam os termos melena e hematoquesia para determinar a presença de sangue nas fezes. Apenas o sangue oriundo de fonte superior (como intestino delgado), ou sangramento da fonte inferior que ocorre devagar o suficiente para que ocorra a oxidação, são associados com melena. Deste modo, esta condição normalmente relaciona-se com sangue no estômago ou duodeno, órgãos do trato gastrointestinal superior.

Existem diversas causas para a ocorrência de melena, como:

A prevenção dessa condição é feita especialmente por meio da prevenção das doenças que levam às hemorragias.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Melena
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?374
http://www.copacabanarunners.net/sangue-fezes.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!