Neonatologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Define-se neonatologia (palavra oriunda do latim: neo=novo; nat=nascimento; logia=estudo) como uma vertente da pediatria responsável por tratar crianças desde o nascimento até os 28 dias de idade, período em que deixam de ser consideradas recém-nascidos e passam a ser denominadas lactentes.

Considera-se Pierre Budim, um pediatra francês, o pai da neonatologia. Este foi o primeiro a escrever um livro, no ano de 1892, à respeito de recém-nascidos e lactentes nascidos prematuramente, classificando as crianças em pequenas, adequadas ou grandes para a idade gestacional. Contudo, o termo neonatologia foi utilizado somente em 1960, pelo médico Alexander Schaffer, em seu livro com o título em inglês “Diseases of the Newborn”.

Em 1967, o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia reconheceu que seria necessário um trabalho combinado entre obstetras e neonatologistas, objetivando reduzir a mortalidade perinatal, iniciando-se, então, em 1973, o primeiro serviço de Cuidados Perinatais nos Estados Unidos.

Esta especialidade é habitualmente praticada em unidades intensivas de tratamento (UTIs), sendo que o neonatologista trata recém-nascidos que apresentam:

O tratamento de recém-nascidos é feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo neonatologista, fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo, entre outros profissionais.

Esta especialidade vem progredindo muito nos últimos anos, alcançando índices menores de mortalidade e de morbidade, especialmente em decorrência da melhor compreensão das necessidades dos recém-nascidos, possibilitando o aprimoramento de fármacos e equipamentos para serem utilizados no tratamento dos mesmos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neonatologia
http://www.sickkids.ca/Neonatology/index.html
http://www.serprematuro.com/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=17

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!