Oncologia

Por Marlene Amariz
Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Oncologia, também denominada, no Brasil, como Cancerologia, é a especialidade médica que estuda os tumores, no organismo, que podem ser: benignos ou malignos (neoplasmas ou cânceres), podendo ser localizados ou disseminados por todo o corpo.

Esta especialidade da Medicina conta hoje, com o auxílio de ações multidisciplinares, como: pediatria, patologia, radiografia,psiquiatria, psicologia, cirurgia, entre outras. Uma das principais preocupações em oncologia é o bem-estar do paciente, onde busca-se alcançar três passos:

1) A cura: deve ser tentada em todos os tipos de câncer com atitudes de determinação e esperança, buscando-se estar preparados, para se enfrentar vitórias ou outra vezes, insucessos.

2) Remissão da doença: quando a cura não é possível, deve-se proporcionar ao paciente o maior nível de bem-estar, deixando-o longe dos efeitos da doença e de hospitalizações.Quando isto não for possível, as ações deverão ser de tratamento adequado e terapêutica paliativa.

3) Qualidade de vida: Utilizando-se do bom-senso e sensibilidade, o cancerologista deverá auxiliar o paciente a entender os seus sentimentos, não apenas prolongando a sua vida, mas principalmente.visando melhorar a qualidade da mesma.

O oncologista ou cancerologista
É o médico capacitado em prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar o paciente, orientando-o quanto ao melhor tratamento, como: cirúrgico, hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia, ou até a combinação dos mesmos, indicando-o também, quando necessário, a procura de outros especialistas para complementação.

Além da sua formação universitária, e todas as características que um bom profissional da medicina deve ter, é necessário que o oncologista compreenda de psicologia humana, assim apoiando o seu paciente e familiares. È interessante também que o mesmo tenha muita sensibilidade, auto-controle, metodologia, facilidade em lidar com pessoas, capacidade de observação e de diagnóstico.

Formação e atividades

A formação do oncologista inicia-se com um curso superior em Medicina, com duração de seis anos, com posterior especialização ou pós-graduação em cancerologia clínica, cirúrgica ou pediátrica, e residência de no mínimo dois anos em Cancerologia em instituição pública, ou estágio de três anos em instituição reconhecida.

Suas atividades consistem em realizar consultas, analisando o quadro geral do paciente, tratar neoplasias prescrevendo o tratamento adequado, alertar sobre prevenção dos diversos tipos de câncer, instruir os familiares na melhor forma de tratamento do paciente, trabalhar em conjunto com equipes multidisciplinares.

Onde trabalhar?
O cancerologista pode atuar na rede pública ou privada, em consultórios particulares ou na rede hospitalar, também poderá dedicar-se à pesquisas relacionadas com a cura do câncer, porém, em qualquer campo de atuação deverá sempre estar atualizado, buscando novos métodos de diagnósticos e tratamentos, participando de congressos, cursos, e palestras, diferenciando-se, e tornando-se assim um profissional de sucesso.

Fontes
- Instituto Nacional do Câncer
- The Basic Science of Oncology, Tannock,Ian. McGraw, 3rd.ed.,1998
- Oncology: An Evidence Based Approach,Chang,Alfred E., Springer,1sted,2005.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!