Punção Aspirativa por Agulha Fina

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Exames Médicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um procedimento médico realizado para a investigação de pacientes que apresentam massas.

Esta é uma técnica antiga, preconizada desde o século XIX, sendo que a primeira descrição de remoção de células tumorais para análise histopatológica por meio de agulhas foi realizada por Kun no ano de 1847. Contudo, esta técnica foi diminutamente difundida até a década de 1950 devido aos elevados índices de complicações ligadas ao grande diâmetro das agulhas utilizadas na época. A partir de então, depois de a técnica ter sido descrita por um grupo escandinavo, é considerada clássica, e tem sido amplamente utilizada, pois, além de ser uma técnica minimamente invasiva, é rápida, segura e de baixo custo.

Para a avaliação de afecção nodular da tireóide, utiliza-se esta técnica, sendo amplamente aceita devido à facilidade de execução e melhor relação custo-benefício para diagnosticar e selecionar os candidatos à cirurgia. O sucesso da técnica varia de acordo com a habilidade do patologista e da habilidade para colher o material de modo adequado.

A PAAF é utilizada na avaliação de massa palpável ou observada por exames de imagem. Antigamente, a avaliação de lesões cervicais por meio dessa técnica era mais restrita; todavia, atualmente, grande parte dos pesquisadores defende sua utilização em pacientes portadores de tumores cervicais “indefinidos”. Análise de linfonodos alterados também é muito comum, bem como em tumores mamários.

A PAAF não é uma ferramenta para screening (identificação presuntiva em portadores assintomáticos de afecção anteriormente desconhecida) e sim um método de diagnóstico.

Existem certas contra-indicações para a realização da PAAF. Em massas superficiais não existe contra-indicações absolutas, mesmo quando o paciente está sob terapia anticoagulante. Quando se trata de massas profundas, este procedimento é contra-indicado em casos de coagulopatias e quando o paciente encontra-se sob terapia anticoagulante. A PAAF é contra-indicada também em casos de:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Punção_aspirativa_por_agulha_fina
http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=13960&langType=1046
http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=442

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!