Radiologia

Por Marlene Amariz
Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a Radiologia, hoje, no Brasil, também é conhecida como Diagnóstico por Imagem. Trata-se de uma especialidade médica, que estuda e investiga órgãos e estruturas, através da utilização dos “Raios X”, em conjunto com um processo de revelação, porém, nas últimas décadas houve um avanço na radiologia convencional, que trouxe novos equipamentos e métodos de exames, bem diversos, tais como: ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC), mamografia, e ressonância magnética nuclear(RMN).

Os exames citados, embora sofisticados e precisos, por si só, não fecham conclusões à cerca de diagnóstico e tratamento do paciente, porém auxiliam grandemente nesses processos, aliando-se à estes, a história clínica, exames clínicos, de laboratório, anátomos-patológicos, etc, os quais analisados em conjunto pelo médico do paciente, certamente evoluirão para um diagnóstico definitivo.

Os exames de imagem de um paciente, geralmente serão realizados por um técnico ou biomédico, e o respectivo laudo será fornecido pelo médico radiologista ao médico solicitante mediante interpretação das imagens realizadas. Com o laudo em mãos, o paciente levará ao seu médico (ortopedista, endocrinologista, cardiologista, etc.), que por sua vez dará andamento ao seu diagnóstico, orientação e posterior tratamento.

A Radiologia ou Diagnóstico por Imagem tem diversas especialidades e sub-especialidades, como segue:

Especialidades:

Odontológica, Veterinária, Médica, Metalúrgica (estudo de soldas, peças,etc.) Ambiental (tratamento do solo), Esterilização (eliminação de fungos e bactérias através de métodos de radiação), Científica (pesquisas, estudos e docência) e Projetos (desenvolvimento de equipamentos médicos).

Sub-especialidades:

Neuroradiologia, Radiologia Abdominal, Radiologia Músculo-esquelética e Radiologia Pediátrica.

O médico radiologista

Formação e Atuação

Para exercer tal especialidade, torna-se necessário primeiramente uma formação de seis anos em Faculdade de Medicina. Então, o médico prestará um concurso para Residência Médica em Radiologia, a qual, no Brasil, dura três anos, sendo exercida em grande parte dos casos em hospitais universitários, onde o médico radiologista ambientar-se-á com todos os métodos de Raios X e de Imagem, e também com sub-especialidades já citadas, os quais farão parte de seu estágio, trazendo-lhe um aprendizado direcionado a identificar as diversas técnicas utilizadas para cada exame, sua utilização e aplicação nos diagnósticos médicos.

Ao concluir a Residência Médica, o médico radiologista poderá optar em manter vínculo com o hospital-escola, complementando os seus estudos em uma das sub-especialidades e aprofundando-se mais diretamente em conhecimentos das especialidades médicas como por exemplo: traumatologia e ortopedia e suas respectivas lesões e doenças ou ir em busca do mercado de trabalho.

Podemos observar que em algumas cidades brasileiras, dependendo do hospital ou clínica radiológica, o serviço de diagnóstico por imagem ou radiologia é realizado por radiologistas especialistas, trazendo confiança e benefícios ao médico solicitante e ao paciente.

Sempre se faz necessário lembrar que para o exercício de qualquer especialidade da Medicina, alguns atributos pessoais como: bom-senso, sensibilidade, ética, atualização e conhecimento, entre outros, diferenciam o profissional, fazendo com que o mesmo tenha mais destaque e oportunidades no mercado de trabalho.

Fontes
- Radiologia no Esporte, Dr. Miszputen, Milton, 14/Set/2007
- Associação Brasileira de Medicina
- Conselho Federal de Medicina

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!