Sialoendoscopia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A sialoendoscopia é um procedimento endoscópico feito nas glândulas salivares submandibular e parótida, com o objetivo de diagnosticar e tratar certas condições.

Este método, que foi desenvolvido no final da década de 1990, por Francis Marshal e colaboradores, consiste na introdução de um endoscópio fino nas glândulas salivares que, além de elementos ópticos, possui também canais de irrigação e intervenção, possibilitando realizar uma avaliação da árvore canicular das glândulas salivares e também procedimentos para resolução de anormalidades.

Inicialmente, este endoscópio era altamente flexível e, portanto, extremamente frágil. Os criadores do mesmo aperfeiçoaram o instrumento, tornando-o semi-flexível e, consequentemente, mais resistente. Outra evolução foi que o endoscópio passou a ser capaz de dilatar possíveis estenoses existentes nos ductos das glândulas salivares.

Durante a primeira década do século XXI, está técnica difundiu-se por diversos países da Europa, Ásia e América do Norte, sendo muito utilizado nas seguintes situações:

Uma das vantagens deste método é que passou a ser possível preservar as glândulas salivares que, anteriormente, eram excisadas pela maior parte dos cirurgiões ao ser diagnosticado litíase nessas estruturas.

Contudo, dentre as desvantagens está a difícil execução da técnica, além de, embora já tenha sido aprovado pela ANVISA, é de difícil obtenção no Brasil.

Fontes:
http://sbccp.netpoint.com.br/ojs/index.php/revistabrasccp/article/viewFile/440/374
http://www.clinicadaface.com/noticias/59-calculos-salivares-novas-tecnologias

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!