Traumatologia

Por Marlene Amariz
Categorias: Medicina, Traumatologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

É a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas e lesões ósseas e tendinosas provocadas por eventos traumáticos no aparelho músculo-esquelético ou locomotor, composto por: braços, mãos, pés, pernas, coluna , bacia, músculos, tendões e ligamentos.

Atualmente, no Brasil, a Traumatologia e a Ortopedia são especialidades unificadas.

Os acidentes mais comuns atendidos e tratados pelo traumatologista são: traumas desportivos, acidentes domésticos, de trânsito, e de trabalho. O trauma também poderá ser causado pelo aumento na velocidade de locomoção de ser humano, antes considerado como acidente, hoje, considerado como uma doença.

No caso de ocorrências de lesões e estados patológicos imediatos ou tardios, causados por violência sobre o corpo humano, atingindo sua integridade física e mental, vem à tona outra ramificação da Traumatologia denominada de Médico Legal, a qual faz parte da Medicina Legal, constituindo em torno de 60% das perícias, geralmente em causas penais e trabalhistas.

O médico traumatologista
Formação

Deverá ter como base a faculdade de Medicina, com duração de seis anos, que consiste em ciclo básico ( disciplinas como farmacologia, anatomia e fisiologia), ciclo profissional ( escolha da especialidade: traumatologia, ginecologia, urologia, etc.) e internato ou estágio ( no mínimo um ano em hospital, período integral).

Após este período há a fase de residência hospitalar, na área de Traumatologia, que dura aproximadamente dois anos, onde o recém-formado será assistido por uma equipe de especialistas e professores da área.

O médico traumatologista também poderá complementar a sua formação com pós- graduação, mestrado e doutorado, onde o curso escolhido geralmente é a Ortopedia, de uma vez que as duas especialidades são co-ligadas.

Área de atuação

Este profissional da Medicina é especializado no tratamento e reabilitação do aparelho músculo-esquelético quando atingido por por traumas e acidentes , nos mais diversos graus de comprometimento, responsabilizando-se pela restauração e acompanhamento do paciente. Suas atividades poderão ser desenvolvidas em hospitais e clínicas particulares ou públicas, academias, e centros desportivos, onde o atendimento ao atleta torna-se muitas vezes urgente e primordial, fazendo com que a área esportiva torne-se muito promissora para o traumatologista, de uma vez que em geral as instituições visam uma rápida recuperação do atleta e um profissional especializado de plantão.

O traumatologista também relaciona-se mais freqüentemente com profissionais de fisioterapia, radiologia, e reabilitação.

Cabe lembrar também que, como em qualquer área profissional, o aprendizado e a atualização deverão ser constantes, além disso, algumas qualidades como: bom-senso, ética profissional, sensibilidade, entre outras, farão deste profissional um diferencial no mercado de trabalho.

Fontes
- Traumatologia – Dicionário Michaelis
- Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
- Instituto Niso Balsini

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!