São Thomé das Letras

Localizado no estado brasileiro de Minas Gerais, o município de São Thomé das Letras é considerado um ponto turístico bastante frequentado e, de acordo com o censo de 2008, sua população totaliza aproximadamente 6.880 habitantes.

A origem do nome São Thomé das Letras remete a uma antiga lenda que conta a história de um escravo fugido, João Antão. Ao refugiar-se dentro de uma gruta no alto da serra, Antão teve uma visão de um homem que vestia roupas claras. A aparição escreveu uma carta para que o escravo entrega-se ao seu senhor.

A carta não poderia ter sido escrita pelo escravo, pois foi redigida de forma perfeita. Assim, o fazendeiro demonstrou-se realmente impressionado e intrigado com a carta, enviando seus homens ao local do ocorrido. Ao chegarem na gruta, o tal homem de vestes claras havia desaparecido e em seu lugar estava uma imagem de São Thomé, um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus.

Após este episódio, foi construída uma capela rústica ao lado da gruta. No ano de 1785, o Barão de Alfenas iniciou a construção da Igreja Matriz e, ao lado dessa igreja foi surgindo São Thomé das Letras. Na igreja foi colocada a estátua, que acabou desaparecendo no ano de 1991.

Geografia

O município apresenta-se localizado em uma região privilegiada, fica em um ponto montanhoso a 1.440 metros acima do nível marítimo. É um local rústico, típico do interior de Minas Gerais, sua localização elevada permite a visão de toda a região que o contorna. Entre outros aspectos, tem uma natureza exuberante e vasta.

Turismo

Entre as principais atrações que o município de São Thomé das Letras oferece estão: Gruta São Thomé (local histórico que remete à formação do local), Gruta do Carimbado, Casa-da-Pirâmide, Formações Rochosas, Cachoeira Shangri-lá, Cachoeira Eubiose, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Paraíso, Cachoeira da Lua, Floresta dos Duendes e Vale das Borboletas.

Misticismo

São Thomé das Letras é considerada por místicos como um dos sete pontos de energia do Planeta Terra. Desta forma, a região é sempre visitada por espiritualistas, sociedades de ciência alternativa, sendo considerada uma cidade mística.

Pontos históricos

O centro histórico de São Thomé das Letras é uma atração bastante procurada. Foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde o ano de 1996 e, apesar de adulterações que sofreu, possui grande importância cultural. Entre os locais mais visitados estão a Igreja Matriz, com construção iniciada em 1785. Há a Igreja da Pedra, que foi tombada pelo patrimônio histórico em 1985.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Thom%C3%A9_das_Letras
http://www.almadorio.org.br/saotome.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9

Arquivado em: Minas Gerais