Clube dos 27

Aos 15, eles estavam aprendendo a tocar seus instrumentos. Aos 18, montavam suas bandas e davam os primeiros passos para uma carreira de sucesso. Aos 23, atingiam os auges de suas carreiras, ganhando milhões de dólares, tocando e ganhando fãs no mundo todo. Aos 27...

Acabaram morrendo e entrando para o famoso Clube dos 27, um dos grupos mais famosos da cultura pop, composto por músicos que morreram aos 27 anos de idade. Também conhecido como Forever 27 Club, Club 27 ou Curse of 27, tem como principais ícones os seguintes artistas: Robert Johnson, envenenado com estricnina em seu whisky, Brian Jones, morto por suposto abuso de álcool e drogas, Jimi Hendrix, afogado no próprio vômito, Janis Joplin, heroína + álcool, Jim Morrison, overdose, Kurt Cobain, suicídio com uma bala na cabeça e Amy Winehouse, suposta overdose. De todas estas mortes, nenhuma causa foi concluída com 100% de certeza. Talvez por serem mortes de pessoas famosas e endinheiradas, existem diversas teorias da conspiração que evocam histórias como um complô do governo americano para matar Jim Morrison e uma combinação de Courtney Love e outros músicos para matar Kurt Cobain.

A criação do clube ocorreu com a morte de Brian Jones, Janes Joplin e Jim Morrison. O suicida Kurt Cobain, encontrado morto em 94, foi adicionado depois, assim como a Amy Winehouse. Apesar dos nomes famosos serem a referência, o Clube dos 27 tem outros participantes com popularidade menor. Outros músicos mortos aos 27 anos são Pete de Freitas (Echo & the Bunnymen), D. Boon (Minutemen), Chris Bell (Big Star), Dave Alexander (Stooges), Kristen Pfaff (Hole), Gary Thain (Uriah Heep), Alan Wilson (Canned Heat), Pigpen (Grateful Dead), Rudy Lewis (Drifters), entre outros. Ainda há o caso do Richey Edwards, guitarrista e letrista dos Manic Street Preachers, dado como desaparecido aos 27 anos e considerado morto em 2008.

Muitas teorias sobre a morte aos 27 anos tentam explicar o porquê de tantos falecimentos nesta idade. Alguns dizem que este é um período onde o artista percebe que o momento inicial de adoração está se esgotando. Então, percebendo que não receberá mais a adulação de todos e terá de encarar a vida de uma forma mais responsável, os músicos cometem uma série de excessos que acabam levando-os à morte ou ao suicídio. Apesar da quantidade de músicos mortos aos 27 anos, há também a lista dos que morreram aos 33, que conta com aos Lester Bangs, John Belushi, Bon Scott e Jesus Cristo.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/27_Club
http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Johnson
http://en.wikipedia.org/wiki/Brian_Jones

Arquivado em: Música