Garage Rock

Conhecida como a forma mais crua de rock and roll, o Garage Rock (Rock de Garagem) popularizou-se primeiramente nos Estados Unidos e no Canadá entre os anos de 1963 e 1967. Porém, durante a década de 60, da qual surgiram as primeiras bandas (algumas aparecem até mesmo no final dos anos 50), este tipo de som não era reconhecido como um gênero musical e não tinha nenhum nome específico. Foi no final dos anos 70 que alguns críticos de rock identificaram este período de produção musical dos jovens como a origem do punk rock.

O nome já explica muita coisa, mas fica a pergunta. Que tipo de pessoa nos anos 60 faria rock and roll no local onde seus pais guardam o carro e as velharias da casa? A resposta é: jovens malucos e desocupados.  A maioria das bandas dessa época era forma por adolescentes dos subúrbios ou de áreas rurais, mas existiam outros grupos formados por músicos profissionais de 20 e poucos anos.

A característica mais comum em todas estas bandas era que suas apresentações, fossem na garagem ou na escola ou em algum clube, era sempre amadoras e simples. Tinham letras versando sobre temas típicos de adolescentes como traumas que viveram no colégio e relacionamentos com garotas. Apesar da temática teenager, nota-se uma agressividade incomum para aquela época nas letras e na forma de tocar. Os vocalistas costumavam berrar de forma ensandecida, principalmente nos refrões, onde pareciam soltar toda a energia das canções em gritos desconexos. A parte musical era formada por guitarras distorcidas por uma fuzzbox, pedais que utilizavam inicialmente transistores de germânio, que aqueciam e sofriam alterações nas suas propriedades elétricas, alterando o som resultante.

Antes do início da década de 60 e em seus primeiros anos, havia algumas cenas regionais de bandas que são consideradas as pioneiras do Garage Rock. Em 1959, o grupo The Wailers já havia composto a clássica música “Tall Cool One” e o The Kingsmen, em 1963, apresentava a todos o hino “Louie Louie”, imortalizado posteriormente no episódio em que Iggy Pop entoou a canção com os Stooges enquanto levavam uma chuva de garrafas. Estas duas músicas são exemplos do “mainstream” do Garage Rock em seus estágio de formação.

Para conhecer melhor o estilo, é necessário escutar uma diversidade enorme de bandas. Na época do Garage Rock, bandas ao redor do mundo todo estavam tocando o estilo. Um bom exemplo é a banda Los Saicos, do Peru, formada em 1964 e que fez um sucesso danado na Europa após ser descoberta na Espanha em uma coletânea de fita cassete durante os anos 80. Há também muitas coletâneas de bandas africanas, francesas, japonesas e canadenses do período inicial do Garage Rock.

Seguem abaixo alguns exemplos de bandas do primeiro período do Garage Rock:

  • The D-Men
  • Los Saicos
  • Count Five
  • The Hombres
  • The Kingsmen
  • Question Mark and the Mysterians
  • The Rivieras
  • The Seeds
  • The Trashmen
  • The Ugly Ducklings
  • The Wailers

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_garage_rock_bands
http://en.wikipedia.org/wiki/Garage_rock
http://radio.darkness.com/garage-rock/
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/filme+relembra+banda+peruana+los+saicos+precursora+do+punk/n1238084212724.html

Arquivado em: Música