New Metal

As origens do New Metal (Nu Metal) são incertas. A mistura entre os ritmos do rock e do rap não foi uma novidade das bandas surgidas no final dos anos 90 como Deftones, Limp Bizkit, Korn, entre outras. Muito antes disso, no começo da mesma década, grupos clássicos como Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e Faith No More já compunham músicas com influências de funk e algumas letras eram mais faladas do que cantadas, no ritmo do rap. Bons exemplos destas canções são “Give it Away”, dos Red Hot Chili Peppers, “Killing in the Name of”, do Rage Against the Machine e “Epic” do Faith No More.

Apesar de não terem sido os pioneiros na mistura dos dois estilos, os grupos de New Metal, formados por garotos norteamericanos brancos, extremaram a mistura entre o rock e o rap. Tocavam com afinação baixa, constantes pausas e ataques de riffs, caixa de bateria seca, e sons eletrônicos. Suas letras eram cheias de palavrões, provocações adolescentes e letras introspectivas. Fora o lado musical, eles não tinham uma unidade no estilo.

No caso dos integrantes do Korn, a preferência era pelos dreadlocks gigantescos que chegavam quase até os pés, roupas pretas e citações à época medieval. Os Deftones tinham um estilo latino streetwear e o Limp Bizkit era o maior representante do jovem branco metido a rapper: roupas largas, bermudões, boné virado pra trás, correntes, tênis de skatista, carrões, mulheres gostosas e a pose garoto mal.

Uma crítica mordaz ao estilo é o clipe da música Pretty Fly, feito pela banda punk californiana dos anos 90, Offspring. No vídeo, um garoto branco vestido como rapper anda pela cidade tentando interagir e se integrar ao universo do ‘ghetto’, mas só leva patadas e humilhações para casa.

Outras fortes influências do estilo foram grupos do grindcore inglês como Carcass, Napalm Death e Bolt Thrower, os três bastante citados pelo Korn como inspiradores. Outro estilo que contribui na formação no New Metal foi o metal industrial, que tem como ícone a banda Nine Inch Nails, da qual pegaram a mistura de etilos diferentes.

Após esta primeira geração do New Metal, no início dos anos 00, o estilo consolidou-se, com bandas vendendo milhões de discos no mundo todo. Os grupos deste segundo período são Linkin Park, Incubus, Slipknot, Papa Roach, Kittie, Godsmack, POD, Drowning Pool, Nonpoint, Machine Head, Evanescence, Disturbed e alguns outros. Já na segunda leva, surgiram bandas como Mudvayne, 36 Crazyfists, Otep, Chevelle, Adema, entre outras.

Assim como no grunge, colocar todas estas bandas em um rótulo único é praticamente impossível, além de injusto. São muitas as variações musicais, alguns conjuntos são mais voltados ao punk rock e hardcore, outros ao eletrônico, death metal e até mesmo o Gospel. As definições que colocam estes conjuntos em um mesmo grupo são muito mais temporais do que propriamente musicais.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nu_metal
http://www.spirit-of-metal.com/liste_groupe-indexStyle-Nu_Metal-l-pt.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Nu_metal

Arquivado em: Música