Rock Progressivo

Rock progressivo é um estilo musical que surgiu no final da década de 60, no Reino Unido, e ficou muito conhecido a partir da década de 70. O Estilo recebeu influencia direta da musica clássica, e do Jazz Fusion. Deste estilo surgiu o Rock sinfônico, Space rock, e Metal progressivo. O estilo também foi influenciado pelo rock Psicodélico, e pela banda The Beatles, em sua fase final. A banda mais famosa no rock progressivo é a banda inglesa Pink Floyd.

O Rock progressivo surgiu de forma avassaladora nos anos 70, porém na mesma década perdeu força para o Punk Rock. Ainda hoje as bandas do estilo são muito bem conceituadas. No reino unido, Pink floyd foi uma febre, o álbum The Dark side of the moon foi um dos mais vendidos na Inglaterra, em todos os tempos. Estima-se (dado não oficial) que 8 em cada 10 casas do Reino Unido tem um disco ou CD do Pink Floyd.

A banda Renaissance, e a banda Queen, são dois exemplos de bandas que passaram a tocar rock progressivo após o inicio da carreira.  Nos anos 70 surgiu a banda Kansas, uma das pioneiras do rock progressivo nos EUA.

No Brasil, a banda Os Mutantes se destaca, por inovar bastante o rock progressivo, misturando outros estilos. A banda é conceituada no exterior, já tendo feio shows no Reino unido e outros países da Europa.

Características do rock progressivo:

  • Musicas com composições longas, com musicas complexas e harmoniosas, lembrando a musica Erudita Algumas musicas, chamadas Épicas, atingem mais de 20 minutos, como é o caso da musica  "Echoes" com 23 minutos e meio, "Shine on you Crazy Diamond" e "Atom Hearth Mother" com 23:41 minutos, ambas do Pink Floyd e Thick as a Brick do Jethro Tull
  • As letras abordam temas épicos, assim como ficção cienfica, guerra, ódio, entre outros. A banda Pink Floyd focou muitas musicas na guerra, um dos álbuns da banda gerou um filme, The Wall.
  • Álbuns conceituais, onde o tema do lagum é trabalhado aos poucos durante o álbum, ate chegar no desfecho. O maior exemplo de álbum conceitual é The Wall, que se tornou filme. No filme, as cenas são baseadas nas musicas.
  • Uso de instrumentos eletrônicos, e também flauta, Violoncelo, trompete, entre outros.

Existe uma teoria de que o álbum The Dark side of the moon foi feito em homenagem ao filme O Mágico de Oz, e as musicas seriam uma trilha sonora do filme. Para comprovar o fato, basta sincronizar o The Dark side of the moon com O Mágico de Oz, reproduzindo o álbum no terceiro rugido do leão da Metro Golden Mayer. A letra das musicas, assim como a parte sonora, tem total sincronia com o filme. Um exemplo é na parte onde o filme passa de preto e branco para colorido. Nesse trecho, começa a musica “Money”, que significa “dinheiro” em inglês.

Arquivado em: Música