Schwannoma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O schwannoma, também denominado neurinoma ou neurilenoma, trata-se de um tumor benigno que acomete as células de Schwann, que se localizam no sistema nervoso periférico ou central.

Corresponde a 8% dos tumores intracranianos e 30% dos tumores espinais primários, mais comumente encontrados em indivíduos acima dos 50 anos de idade. Estes tumores podem estar relacionados com a neurofibromatose, uma desordem genética rara.

Localizam-se preferencialmente nas raízes sensitivas dos nervos, enquanto que no crânio, afetam praticamente somente o nervo vestíbulo-coclear e, raramente, na raiz sensitiva do trigêmeo.

Macroscopicamente, estes tumores são estruturas arredondadas, sólidas, bem delimitadas, de crescimento lento, que apenas comprime e nunca invade o cérebro ou a medula espinhal.

As manifestações clínicas ficam na dependência do local onde os schwannomas se encontram. Quando próximos ao meato auditivo, podem levar à surdez progressiva, tonturas, vertigens, perda de equilíbrio, ataxia e dor retroauricular. Também pode haver paresia facial, disfonia e disfagia, em decorrência da compressão de nervos próximos. Além disso, podem estar presentes hipertensão intracraniana e hidrocefalia, devido à compressão do IV ventrículo. Dor radicular, paraplegia e bloqueio do fluxo do líquido cefalorra quidiano são outros sintomas decorrentes da presença de schwannomas.

O diagnóstico pode ser alcançado por meio de exames de imagem, como radiografias contrastadas ou não e ressonância magnética.

O tratamento é cirúrgico, sendo que quando acomete a espinha, a ressecção normalmente leva à solução do problema. Quando afeta o meato acústico, a dificuldade e a mortalidade aumentam com o tamanho do tumor. Uma vez que este tumor cresce lentamente, não responde ao tratamento radioterápico.

Uma das complicações mais preocupantes é  o infarto da ponte, decorrente de lesão da artéria cerebelar anterior inferior. Quando não é possível remover cirurgicamente todo o tumor, o mesmo pode recidivar, agravando o prognóstico. Outro risco cirúrgico envolve a lesão do nervo facial.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/schwannoma/
http://en.wikipedia.org/wiki/Schwannoma
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2009/10/schwannoma.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!