Enem 2019: confira as orientações para o segundo dia de provas

08/11/2019 - 15h34 - Por Karoline Figueiredo

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontecerá no próximo domingo (10). Nesta última etapa, os participantes responderão questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física) e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso às provas abrirão às 12h e fecharão às 13h, conforme horário oficial de Brasília (DF). Veja a diferença em alguns Estados, devido aos fusos horários.

As regras para o segundo dia serão as mesmas. O único material permitido será a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, utilizada tanto para preencher o Cartão Resposta quanto para a Redação. O documento de identificação original com foto também deve ser apresentado, sendo aconselhável que o candidato também leve o Cartão de Confirmação de Inscrição. Confira a lista de documentos permitidos e não permitidos.

Ao entrar na sala, o concorrente receberá um porta-objetos para guardar itens pessoais, que ficará guardado embaixo da carteira, com eletrônicos desligados. De acordo com a regra, qualquer som emitido por aparelhos, como alarmes de relógios e celulares por exemplo, eliminará automaticamente o candidato.

Os inscritos que não realizaram a primeira etapa, podem participar do segundo dia de provas, no entanto, o Enem servirá apenas como autoavaliação.

Reaplicação de provas: Os participantes que se sentirem prejudicados por algum problema logístico durante a realização das provas, podem solicitar uma nova aplicação. Os pedidos devem ser efetuados entre os dias 11 e 18 de novembro, na Página do Participante. Segundo o Inep, não é qualquer acontecimento que será considerado problema logístico. Para o Instituto, os problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais, falta de energia elétrica ou falha na execução de procedimento de aplicação de prova, ocorrendo o comprovado prejuízo ao candidato. Após o período de solicitação, os casos serão avaliados individualmente pela Comissão de Demandas do Inep. Os participantes que tiverem seus pedidos aprovados terão a reaplicação do Enem nos dias 10 e 11 de dezembro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: