INEP encerra hoje inscrições para o Enem 2017

19/05/2017 - 12h11 - Por Thaís Ferraz

O Ministério da Educação (MEC) encerrará nesta sexta-feira o período de inscrições para o Enem 2017. O procedimento deverá ser realizado no site do Enem até as 23h59. Neste ano, a taxa tem o valor de R$82.

Enem 2017: Saiba quem pode e quem deve se inscrever como Treineiro no Exame

Para solicitar isenção da taxa, os candidatos deverão preencher a Declaração de Carência Sócioeconômica que estará disponível no sistema de inscrição, também entre os dias 8 e 19 de maio. Além dos estudantes que comprovarem carência, serão também contemplados os candidatos que concluírem o ensino médio em 2017 e estiverem matriculados em escolas públicas.

Enem 2017: Clique aqui e saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão resolver questões das áreas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzir uma Redação. Na outra semana, serão testados os conhecimentos nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Enem 2017: Saiba onde você pode utilizá-lo

Mudanças no Enem 2017

A partir desta edição, as provas passarão a ser aplicadas em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O objetivo é reduzir o desgaste dos estudantes, além de acabar com o "confinamento" dos estudantes sabatistas, que até então precisavam aguardar o início da prova isolados em uma sala por cinco horas.

Outra alteração foi a inclusão da prova de Redação no primeiro dia de Exame, em conjunto com as questões de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração do Exame no primeiro dia será de 5h30; no segundo, os candidatos terão 4h:30 para resolver as questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em janeiro, o MEC já havia confirmado o fim da certificação do Ensino Médio via Enem. Até 2016, estudantes que tirassem pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame e obtivessem nota acima de 500 pontos na redação podiam utilizar o resultado para validar o Ensino Médio. Com as mudanças, as certificações serão avaliadas através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O MEC também anunciou que não divulgará mais os resultados do Enem por Escola. A partir de agora, o Exame só avaliará o desempenho individual de cada estudante.

Calendário do Enem 2017:

Inscrições: 8 a 19 de maio

Isenções: Automaticamente concedidas aos estudantes matriculados em escolas públicas que estejam concluindo o Ensino Médio em 2017; Os outros participantes deverão solicitar a isenção durante o período de inscrições.

Cartão de Confirmação: Data não divulgada

Provas: 5 e 12 de novembro

Gabaritos: Até 3 dias úteis após a realização da prova

Para mais informações, assista a transmissão da coletiva de imprensa do lançamento do Edital ou consulte o Edital.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: