ONU promove a 22ª Conferência Mundial sobre Alterações Climáticas

05/11/2016 - 15h32 - Por Karoline Figueiredo

A Organização das Nações Unidas (ONU) realizará segunda-feira (7) a 22ª Conferência Mundial sobre Alterações Climáticas (COP22). O encontro acontecerá em Marrakesh - Marrocos e reunirá em torno de 20 mil pessoas.

O objetivo do evento é debater o acordo feito por 195 países em combate às alterações climáticas na qual entrou em vigor hoje (5). O acordo já havia sido fechado no ano passado, em Paris.

"Esta rápida entrada em vigor é um sinal político claro de que todos os países do mundo estão empenhados numa ação global decisiva contra as alterações climáticas", esclareceram a responsável do Clima da ONU, Patrícia Espinosa e o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros que presidiará a COP22, Salaheddine Mezouar.

De acordo com as regras, os países deverão dedicar-se em limitar o aquecimento global a + 2ºC acima dos níveis pre-industriais e cuidar para que não ultrapassem 1,5 graus Celcius  - com o propósito de evitar os impactos mais catastróficos das alterações climáticas.

Segundo informações da ONU, o planeta está apresentando um aquecimento de +3ºC ou 3,4º, aumentando cada mais em consequência das emissões de gases com efeito estufa. Para que a situação seja revertida rapidamente, é necessário uma mudança drástica, como por exemplo, a substituição de combustíveis fósseis (petróleo, carvão gás) por energia verde (limpa e renovável).

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: