Alimentos Funcionais

Por Cristiane Zoller
Categorias: Alimentos, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A qualidade de vida é o que todo o ser humano busca. Não é novidade que a má alimentação está diretamente relacionada ao desenvolvimento de doenças como câncer, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.

Nos últimos tempos a descoberta de alimentos que apresentam características especiais e melhoram a saúde é grande. São os famosos alimentos funcionais que além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos fisiológicos, metabólicos e benéficos e geram melhoras e bem estar à saúde.

As frutas, verduras, cereais, grãos, latícineos e peixes são considerados os principais alimentos funcionais devido os nutrientes ativos que eles apresentam. Estão dentro dos nutrientes ativos os carotenóides, glicosinalatos, fibras solúveis e insolúveis, polifenóis, ácidos graxos essenciais, entre outros.

Os alimentos funcionais podem ser divididos em três grupos:

1. Os alimentos funcionais com atividade imunomodulatória são aqueles que agem melhorando o sistema imune contra corpos estranhos e células tumorais prevenindo tumores;

2. Os alimentos funcionais com função antioxidante combatem processos de oxidação e diminuem o desenvolvimento de patologias como câncer e problemas cardiovasculares;

3. Os ácidos graxos polinsaturados ômega 3 e ômega 6, que possuem ação preventiva contra patologias como hipertrigliceridemia, doenças do coração e hipertensão.

É sempre bom lembrar que nenhum alimento sozinho possui a capacidade de prevenir ou curar doenças, é preciso ter uma alimentação balanceada e nutritiva para diminuir a probabilidade de determinadas doenças.
Portanto, sempre é bom ter o acompanhamento de um médico e nutricionista para aumentar sua qualidade de vida.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!