Dicas para evitar a Constipação (prisão de ventre)

Por Cristiane Zoller
Categorias: Nutrição, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Constipação é a dificuldade que o ser humano apresenta em evacuar, também é conhecida por “prisão de ventre”. O seu tratamento está diretamente ligado à necessidade de modificar as suas causas, e dentre elas, podemos citar: estresse, dieta pobre em fibras, falta de exercício físico, baixa ingestão de água (menos que 4 copos por dia), irregularidade no horário das refeições e uso exagerado de laxativos.

Algumas vezes, devido ao intestino preso, a pele e o cabelo sofrem alterações, o hálito perde o frescor, ocorre acúmulo de gases, mal estar, o humor torna-se alterado e até o raciocínio é prejudicado.

Mas existem várias dicas simples que podem ser seguidas e ajudam a melhorar a constipação:

- Aumente o consumo de líquidos, principalmente de água, bebendo pelo menos de 6 a 8 copos de água diariamente;

- Não fique parado, faça alguma atividade física (caminhada, bicicleta, natação), seja mais ativo em outros momentos do dia aproveitando para subir escadas, fazer uma pequena caminhada até o trabalho ou mesmo por lazer;

- Inclua as fibras em sua alimentação, comendo frutas e verduras todos os dias como: mamão, laranja com bagaço, maçã com casca. Todos esses são alimentos ricos em fibras.

- Substitua o arroz branco pelo integral;

- Escolha o pão integral ao invés do pão branco. Utilize o farelo de trigo, acrescentando no seu almoço e jantar (1 colher de sopa cheia para cada refeição);

- Quando for preparar algo assado (pão, torta, bolo, biscoito), troque a metade da farinha por farinha de trigo integral;

- Salpique farelo de trigo ou aveia no molho de macarrão, sopas, carnes ensopadas;

- Bata hortaliças no liquidificador para engrossar sopas;

- Coma mais frutas do que simplesmente sucos;

- Quer um lanche com fibras? Então coma pipoca;

Essas são algumas dicas para lhe ajudar com este problema, mas caso os sintomas persistam, procure um médico ou nutricionista.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!