Dietas para manter o peso

Por Thais Pacievitch
Categorias: Nutrição, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dieta pode ser definida como tudo o que é consumido, alimentos sólidos e líquidos consumidos por uma pessoa durante um dia. Nesse sentido, uma dieta para manter o peso seria uma dieta equilibrada, na qual estejam presentes todos os nutrientes necessários à manutenção do organismo, sem excessos. É importante a realização de atividade física regular. Porém, ao se escolher uma dieta com o objetivo de manter o peso deve-se ter clareza de não se tratar de uma dieta com prazo determinado para acabar. Uma dieta que mantenha o peso deve ser entendida como uma reeducação alimentar, e é para toda a vida.

O que acontece geralmente, é que as pessoas desejam perder peso rápido, fazendo uso de dietas radicais, nas quais são proibidos grupos inteiros de alimentos. Uma pessoa ao optar por uma dieta com o objetivo de emagrecer, para alcançar seu objetivo terá que consumir menos calorias do que seu organismo consome diariamente. A pessoa que cumpre a dieta e atinge seu objetivo, após o período de proibição apresenta grande ansiedade e compulsão, recuperando rapidamente os quilos perdidos, num efeito chamado sanfona.

Portanto, a dieta saudável, que evita a oscilação de peso e através da qual o organismo recebe benefícios para além dos estéticos, seria composta por todos os grupos de alimentos, cada um em quantidade específica e adequada. É importante comer mais vezes ao dia, consumindo menor quantidade de alimentos, para controlar o apetite. Quanto mais colorido o prato, sobretudo por verduras e legumes, mais saudável ele será.

Outra dica importante é sempre comer devagar, mastigando bem, já que o cérebro demora um pouco para receber o sinal do organismo de que este está saciado.

Uma alimentação saudável deveria incluir:

- Vitaminas e sais minerais
- Carboidratos
- Proteínas
- Gordura (de preferência não-saturada)
- Líquidos

A realização de atividade física aumenta o consumo de energia, ou seja, de calorias, e acelera o metabolismo, o que favorece a manutenção do peso. Além disso, a atividade física faz com que o cérebro libere a endorfina, uma substância química que dá uma sensação de bem-estar. Outro benefício dos exercícios físicos é a diminuição do risco de uma série de doenças.

A mudança de comportamento em relação à alimentação requer persistência, mas o resultado é um grande aumento na qualidade de vida.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!