Ganho de peso durante a Gestação

O ganho de peso durante a gestação varia de acordo com o estado nutricional, peso e altura de cada mulher. O ganho de peso na gestação pode ser dividido em dois períodos.

Nos primeiros três meses da gestação o ganho de peso não é o fator mais importante, nesse período a gestante pode apresentar uma leve perda de peso de até 3Kg, apenas manter seu peso pré gestacional, ou ainda ter um ganho de peso de até 2Kg. Qualquer uma dessas situações não ocasionarão problemas a gestante e ao bebê, contudo, se o ganho ou perda de peso se tornarem maior do que os valores citados é necessário o acompanhamento de um profissional especializado para cuidar do estado nutricional da gestante.

No decorrer da gestação, durante o 2º e 3º trimestres, o ganho de peso se torna essencial para o desenvolvimento do feto, variando de acordo com o estado nutricional de cada gestante.

Nos casos em que a futura mamãe apresenta baixo peso no início deste período ela deverá ganhar aproximadamente 15Kg durante a gravidez. As gestantes com peso normal devem ganhar entre 10 e 12Kg para se manterem saudáveis. Já as gestantes que apresentam sobrepeso ou obesidade, antes desta fase, devem ganhar entre 6 e 7Kg durante todo o período gestacional.

Esses valores são apenas uma média de ganho de peso, para que as gestantes possam ter uma referência, pois, cada gestante apresenta fatores individuais e que só poderão ser avaliados pelo médico e nutricionista e por meio destes profissionais, ser calculado o ganho de peso ideal e a melhor dieta a ser seguida durante o período gestacional.
A melhor forma de se calcular o ganho de peso gestacional é através do IMC (índice de massa corporal) onde o resultado é calculado pela fórmula, IMC = Peso/(Altura)². Onde a média de ganho de peso gestacional varia entre:

IMC Ganho de peso total Ganho de peso semanal
< 19,8 (baixo peso) 12,5 a 18Kg 500g a partir do 2º trimestre
19,8 a 26 (eutrofia) 11,5 a 16Kg 400g a partir do 2º trimestre
26,1 a 29 (sobrepeso) 7,0 a 11,5Kg 300g a partir do 2º trimestre
> 29 (obesidade) 7,0 a 9,1Kg 200g a partir do 2º trimestre

A futura mamãe deverá observar os valores acima e se estiver abaixo ou acima deles, deverá procurar auxílio especializado. Cuide bem de sua saúde, pois, ela é essencial para o desenvolvimento do seu bebê.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Corpo Humano, Nutrição