Jejum

Por Thais Pacievitch
Categorias: Nutrição, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O jejum é uma prática que consiste em abster-se de comida voluntariamente para melhorar o estado de saúde ou prevenir o aparecimento de doenças. Portanto, é diferente da anorexia que é um transtorno alimentar, motivado por medo engordar, fato que faz a pessoa rejeitar os alimentos.

Na sociedade atual, muitas pessoas jejuam para perder peso. De fato, o jejum é um eficaz recurso para eliminar gordura do organismo, e evitar ou curar a obesidade. Mas, os benefícios desta prática vão muito além de um desejo de perder peso por motivos de saúde ou de estética. O jejum é um recurso par melhorar a saúde global do organismo e torná-lo mais resistente às doenças.

O jejum é praticado desde a antiguidade. É sabido que diversas culturas antigas, assim como os egípcios, os gregos e os espartanos, o praticavam frequentemente. Desde o ponto de vista religioso ou filosófico, forma parte de muitas culturas e religiões, como o Cristianismo, o Budismo e o Islamismo, por exemplo.

O jejum, como técnica para melhorar a saúde, está baseado no princípio de que as células precisam renovar-se para manter boas condições. Foi comprovado cientificamente, não somente em seres humanos, como também em diversos animais, que jejuar possibilita a depuração das substâncias tóxicas das células. Isto determina uma melhora das condições corporais e mentais de quem o pratica.

Está comprovado que o jejum otimiza o funcionamento de diversos órgãos, tais como: fígado, cólon, pâncreas, estômago (um estômago sobrecarregado pode ser responsável por má digestão, azia, gastrite, úlcera, etc.). O sistema nervoso também se beneficia do jejum, contribuindo para superar a ansiedade ou o nervosismo. A mente, depois do jejum, fica mais ativa e com maior capacidade para a reflexão e trabalho intelectual.

Há dois tipos de jejum:

Jejum total: consiste em deixar de ingerir alimentos exceto água. É a forma de jejum recomendada pelos dietistas mais rigorosos. Este é o jejum em seu sentido mais filosófico e tradicional. Pode ser longo ou breve.

Jejum parcial: é aquele em que são ingeridos alimentos determinados (como caldos de verduras). Os dietistas atuais optam por este tipo de jejum porque pensam que este tipo de alimentação também produz a depuração do sangue sem ser tão rígido.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!