Lanche na Escola

Por Cristiane Zoller
Categorias: Alimentos, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Uma alimentação adequada é essencial em todas as fases da vida, durante a fase escolar é considerada ainda mais importante, pois, é nesse período que a criança começa a formar seus hábitos alimentares. Se nesse momento forem criados hábitos inadequados poderão ocorrer complicações como: obesidade infantil, hipertensão, colesterol, triglicerídeos e glicemia elevada, entre outras patologias que se tornarão problemas maiores na fase adulta. Outros males associados a uma alimentação inadequada na infância são os problemas psicológicos, muitas vezes gerados na própria escola, onde os colegas tiram sarro da criança que é “magrinha” ou “gordinha”, prejudicando até mesmo o seu desempenho escolar.

Estudos recentes comprovam que uma alimentação correta é fundamental para o melhor desempenho e aprendizado escolar de crianças e adolescentes, para tanto, é necessária a ajuda dos pais na hora de orientar seus filhos e preparar o lanche.

A primeira atitude a ser tomada é a participação da criança na montagem de seu lanche, pois, desta maneira ela poderá aprender sobre quais alimentos são mais saudáveis e escolher quais são de sua preferência.

Como sugestão de lanche para levar a escola pode-se escolher:
- sanduíche natural, dê preferência com pão integral, recheado com verduras picadas (tomate, alface, cenoura) e queijo ou com geléia;
- frutas da época;
- iogurte natural ou com frutas;
- salada de fruta;
- bolos ou bolachas sem recheio;
- torradas
- sucos naturais ou chá;
- barrinha de cereal;
- gelatina;
- salgados assados;
- água de coco, entre outros;

Se a criança comprar o lanche na escola é preciso orientá-la para que faça a melhor escolha na hora da compra, dando preferência para os lanches naturais, assados, sucos naturais, chás ou água, o que nem sempre é fácil. Deve-se evitar o consumo de salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, refrigerantes, balas e chocolates, pois, estes alimentos não contém os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Não se deve também proibir radicalmente o consumo destes alimentos tão tentadores às crianças, deve-se colocar regras e limites para um consumo consciente e moderado. A melhor forma de adequar à alimentação é desde o início da infância, para que nada se torne sacrifício e sim, hábitos saudáveis para a vida toda.

E o mais importante é não apenas cuidar do lanche que as crianças consomem na escola, mas, o ideal é equilibrar a alimentação das crianças durante todo o dia e assim, elas crescerão fortes e saudáveis.

Cristiane Zoller
Nutricionista
CRN8-3313

Fontes
http://www.supercentral.com.br/news/Default.asp?idnews=1366
http://www.apoema.com.br/merenda.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!