Leite Materno

Por Cristiane Zoller
Categorias: Alimentos, Nutrição
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A escolha entre amamentar o bebê no seio ou na mamadeira é muito importante e pessoal. A amamentação no seio é sempre a mais aconselhada, contudo, a escolha envolve diversos aspectos que precisam ser considerados, pois, em alguns casos há dores e desconforto para a mãe, complicações e cuidados médicos ou até mesmo a falta de capacidade na produção do leite.

O aleitamento materno apresenta várias características muito importantes tanto para o bebê como para a própria mãe. O leite materno possui anticorpos que proporcionam imunidade para a criança contra doenças até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido (por volta dos seis meses de vida). O leite materno possui todos os nutrientes, vitaminas, minerais e a água necessária para que o bebê cresça saudável.
O primeiro contato entre mãe e filho na hora da mamada é de grande importância porque cria um vínculo de amor e carinho entre mãe e o bebê, gerando segurança e tranqüilidade para eles.

Nos três primeiros dias após o parto o leite secretado é denominado colostro, essencial para o recém nascido, pois, apresenta características fundamentais para a proteção do bebê. O leite se torna maduro por volta do 15º dia após o parto.

Já foi comprovado que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses pode evitar o desenvolvimento de algumas doenças e complicações ao bebê como: alergias, diarréia, vômito, cólicas, entre outras, deixando o bebê com a imunidade mais alta. Além disso, a mãe também é favorecida quando faz uso do aleitamento materno porque se sente mais segura e menos ansiosa, além de ajudar na queima de calorias e contribuir para a volta do peso que tinha antes da gestação.

A partir do sexto mês é preciso dar início a um complemento alimentar na forma de sucos, frutas, sopinhas e papinhas conforme a idade do bebê e a sua aceitabilidade, espaçando assim o intervalo entre as mamadas. A partir dessa fase, a criança começa a digerir outros alimentos sem que danifique seu sistema digestório.

A mãe não precisa preocupar-se caso nas primeiras tentativas o bebê não aceite algum dos novos alimentos. É normal que a criança rejeite uma nova comida, pois, está acostumada com o leite. Situações de rejeições ocorrerão, principalmente com os alimentos salgados, mas com a insistência a criança irá se acostumar com os novos sabores familiarizando-se com os novos alimentos.

Não deixe de amamentar seu bebê, o sentimento e o vínculo transmitido durante a amamentação não tem explicação, é simplesmente encantador.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!