Placa Bacteriana

Na odontologia, placa bacteriana, também conhecida como biofilme ou placa dental, refere-se à aglomeração de bactérias da microflora oral sobre a superfície dentária, sendo este o fator que determina o aparecimento de cárie e doença periodontal. Posteriormente, este biofilme irá endurecer (mineralizar) e originar o tártaro.

Este acúmulo é mais exacerbado em regiões na qual a higiene bucal não é realizada de modo adequado.

Dentre as bactérias que habitam a boca, a que mais se destaca é o Streptococcus mutans. Esta, por sua vez, possui aptidão de resistir a um meio ácido, comumente encontrado na cavidade oral de quem ingere açúcar frequentemente, favorecendo-a em competições com outras espécies de bactérias que residem na placa bacteriana. O S. mutans metaboliza o açúcar que ingerimos e sintetiza ácidos que atuam na estrutura mineral do dente assolando-a resultando em cavidades conhecidas como cáries.

Enquanto o biofilme não se transformou em tártaro, é possível removê-la com higiene oral adequada e assídua; depois de ocorrida a mineralização, sua remoção é feita apenas por meio de instrumentos odontológicos, através da técnica conhecida como tartarectomia.

A higienização adequada é feita seguindo alguns passos:

  • Escovação de, no mínimo, três vezes ao dia, visando remover a placa bacteriana das superfícies dos dentes;
  • Uso diário do fio dental para eliminar a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva, local onde a escova não alcança;
  • Ingerir pouco açúcar;
  • Visitar o dentista com regularidade para realizar a limpeza e exames dos dentes.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Placa_bacteriana
http://www.copacabanarunners.net/placa-bacteriana.html
http://www.portalis.co.pt/o-que-sao-placa-bacteriana-e-tartaro/
http://saudebucal.terra.com.br/problemas_placa_bacteriana.html
http://www.bucal.com.br/subPlacaBacteriana.asp
http://www.enciclopediadasaude.com/placa-bacteriana-e-tartaro/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Odontologia