Tártaro

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Odontologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é definido como o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro na superfície dentária.

Caso não haja a remoção do biofilme bacteriano dentro de um período de aproximadamente 21 dias, ocorre o estabelecimento de uma comunidade estável de bactérias. Com a participação da saliva, onde encontram-se íons de cálcio, e do dente, local de onde a placa rouba o fosfato em consequência da diminuição do pH, ocorrerá a mineralização da placa.

A formação do tártaro tem sido descrita em animais “germ-free” (livre de qualquer tipo de bactéria), sendo neste caso resultado da calcificação de proteínas salivares.

O tártaro está relacionado com a presença de doenças periodontais. Embora o cálculo não apresente um efeito traumático direto sobre os tecidos periodontais, ele atua proporcionando um adequado ambiente para a instalação de placas bacterianas, sendo este o fator primário no desenvolvimento de afecções periodontais.

Existem dois tipos de tártaro. São eles:

A remoção do tártaro supragengival é feita utilizando-se instrumentos manuais, como os extratores de tártaros. Pode-se também utilizar o ultra-som odontológico e, em seguida, com o auxílio dos instrumentos manuais, realizar a limpeza fina. O tártaro subgengival é removido utilizando-se curetas, sem lesar a gengiva. Nos casos mais severos, a face do epitélio interno da gengiva que fica voltado para o dente pode ser curetado com delicadeza, retirando-se o tecido necrosado.

A forma mais eficaz de prevenir a formação do tártaro é por meio da realização de adequada higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e utilizando o fio-dental, pelo menos, duas vezes ao dia, além de visitar o dentista regularmente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tártaro_(odontologia)
https://web.archive.org/web/20130731073733/http://www.odontodicas.com:80/artigos/calculo_dental_tartaro.htm
http://www.copacabanarunners.net/tartaro.html
http://geociti.es/CollegePark/Classroom/6137/textperi.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!