Raia-comum

A raia-comum, também conhecida como arraia ou peixe batóide, é um animal marinho cartilaginoso (Chondrichthyes) que encontra-se dentro da superordem Bhatoidea (ou Rajomorphii) dos Elasmobranchii, que engloba também os tubarões.

Seu corpo é achatado dorsoventralmente e suas nadadeiras peitorais unem-se aos lados da cabeça e do corpo. O esqueleto é cartilaginoso, sem ossos verdadeiros. A boca situa-se na região ventral e é provida de dentes cobertos de esmalte; suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça (principal característica que distingue os peixes batóides dos “verdadeiros” tubarões). Sua cauda, longa e fina, possui um espinho que constitui excelente arma de ataque e de defesa.

Ao nadar, ela executa um movimento semelhante ao das asas dos pássaros. São nadadoras velozes, deslocando-se por meio do movimento ondulatório das barbatanas peitorais.

Sua alimentação é constituída, basicamente, de peixes, moluscos e crustáceos. São animais ovovivíparas, ou seja, pões ovos já com embrião desenvolvido, após incubação dentro do corpo da mãe.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bathoidea
Guia Ilustrado- O Mundo dos Animais-Peixes I. Editora Nova Cultura, 1990.

Arquivado em: Peixes