A Noite Estrelada

A Noite Estrelada é uma pintura de Vincent van Gogh feita em 1889 com a utilização da técnica óleo sobre tela e que tem dimensões de 73,66 x 92,08 centímetros. O artista de origem holandesa fazia parte da escola pós-impressionista e criou a obra quando tinha 37 anos, época e que se encontrava em um asilo localizado em Saint-Rémy-de-Provence (comuna francesa), onde produziu mais de 150 quadros. A tela pode ser vista no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).

noite estreladaO quadro A Noite Estrelada foi criado com elementos da memória de Van Gogh, sendo que a maioria de suas obras foi pintada com a observação de paisagens. Enquanto esteve no asilo, o artista holandês dedicou-se à pintura das paisagens que viu em Provence. Naquele período, o pintor rompeu com sua fase impressionista, apresentando um estilo bastante característico, em que predominam fortes tons primários como o amarelo, que tinha significados próprios para Van Gogh.

O pintor levou três noites para terminar A Noite Estrelada. No quadro, observa-se uma paisagem que faz uma metamorfose de elementos reais com as memórias de Van Gogh, como uma típica igreja da Holanda. Uma das características marcantes da obra é a diferença entre o céu turbulento e cheio de curvas e a tranquilidade do vilarejo. "A noite é muito mais viva e colorida do que o dia", disse o pintor sobre a obra.

O quadro é dividido em face horizontal por uma linha e na vertical pelo cipreste. A comuna francesa apresenta-se ao longe, com casas bem pequenas, contrastando densamente com o cipreste visto em 1º plano. Foi pintado de forma curvilínea e as pinceladas integram-se de maneira ritmada acima da superfície da imagem. Causando uma sensação agitada de espiritualidade e luz, a cidade, o cipreste o e céu fantástico se integram plenamente.

De acordo com Frayze-Pereira, no livro "A criação Trágica: Van Gogh" (editora Vozes): "No confronto entre o céu reconstituído e o céu pintado por Van Gogh, os astrônomos confirmaram a colocação exata das estrelas e a posição da lua na tela, revelando a objetividade da observação de Van Gogh com relação à natureza".

A Noite Estrelada influenciou criadores de outros campos artísticos como a música o cinema. Fundindo o quadro do pintor holandês à cidade de Paris, foi lançado o pôster de divulgação do filme do cineasta Woody Allen, "Meia Noite em Paris". O compositor Don McLean, na canção chamada "Vincent" (referência ao artista holandês), buscou inspiração na pintura de Van Gogh.

Fontes:
Frayze-Pereira, J. A. (1994). A criação Trágica: Van Gogh. In E. S. de Alencar, & A. Virgolim (Orgs.), Criatividade, expressão e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes.
http://concertezamente.blogspot.com.br/2012/09/a-noite-estrelada-analise-estetica.html
http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/van_gogh.htm#axzz2eOhFgj2D
http://ww2.sescsp.org.br/sesc/galeria/20mundo/obra18.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada

Arquivado em: Pintura