Amendoim

Por Antônio Pedro dos Reis Filho

Graduado em Ciências Biológicas (UNIOESTE, 2017)

Categorias: Reino Plantae (plantas)
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O amendoim é uma planta de origem ainda não muito bem definida. Alguns dados arqueológicos apontam que a provável origem seja na América do Sul em países como Argentina, Bolívia, Brasil e Peru, a qual essa planta estaria ligada com atividades indígenas.

Alguns registros de macrofósseis e resquícios de grãos de amendoim foram encontrados em Zaña Valley, no Norte do Peru, sugerindo que provavelmente algumas espécies de amendoins migraram para essa região a cerca de 8500 anos atrás. Entretanto, nenhum desses registros são similares as espécies encontradas atualmente.

Na época das grandes navegações, espanhóis e portugueses foram os primeiros a explorarem dos cultivares de amendoim das regiões do Mexico e Nordeste do Brasil. A partir daí, o amendoim foi levado para Europa onde sua produção foi disseminada principalmente nos países do sul europeu, onde o clima é mais propenso para o cultivo.

Estudos apontam que cultivo de amendoim sempre foi algo bastante difundido em quase todas as regiões tropicais e subtropicais.

Amendoim.

Importância Econômica

Atualmente a cultura de amendoim corresponde a quarta maior produção mundial entre as oleaginosas, sendo cultivada principalmente no continente americano, africano e asiático. Boa parte dos cultivares estão voltados para área alimentícia na produção de grãos, óleos, farelos e derivados.

A produção brasileira de amendoim sempre se concentrou nas regiões de São Paulo e Paraná, sendo que o boom produtivo aconteceu até os anos 70. De 1980 em diante, o agronegócio sofreu drásticas transformações, mudando completamente a forma de produção; um dos produtos afetados foi o amendoim, que viu o seu cultivo sofrer uma forte redução na área de plantio.

A partir daí, o cultivo brasileiro ficou voltado para o mercado interno, principalmente na área de confeitaria, indústria de alimentos e de grãos in natura.

Aspectos e Classificações Botânica

O amendoim (Arachis hypogaea) é do gênero Arachis e integra a família das Fabaceae (Leguminosae) da ordem Fabales. Autores norte-americanos inicialmente determinaram as variedades usadas comercialmente em três grandes grupos:

O amendoinzeiro é uma planta herbácea, de pequeno porte, com folhas compostas e pinadas. Suas raízes são consideravelmente grandes e atingem de 30 a 50cm de profundidade.

Partindo do princípio da geocarpia (frutos desenvolvidos subterraneamente), o fruto do amendoim se desenvolve após a fecundação, quando as flores amarelas adentram o solo através de uma estrutura chamada de ginóforo.

O fruto do amendoim é seco com uma vagem indeiscente de tamanho que varia de 2 a 5cm e que carrega duas ou três sementes oleaginosas.

Clima e Solo

Os climas das regiões tropicais e subtropicais apresentam as principais características exigidas para um bom cultivo de amendoim. Entretanto, essa planta requer diferentes condições climáticas nos seus diferentes estágios de desenvolvimento. As melhores temperaturas para o estágio germinativo variam de 32ºC a 35ºC, durante a fase vegetativa, a temperatura ótima varia 25ºC a 35ºC.

Por conta de seu sistema radicular, o amendoinzeiro é relativamente tolerante à seca. Mesmo assim, se houver erro de irrigação principalmente na fase de florescimento e frutificação, pode gerar quedas drásticas na produção final.

O melhor solo para o cultivo é o arenoso, que garante uma boa drenagem para o desenvolvimento e crescimento radicular, além de ajudar na fixação de nitrogênio promovido por bactérias simbióticas. Por conta da alta vazão do solo arenoso, é necessário fazer pequenas correções para que água possa ter uma retenção considerável.

Benefícios à saúde

O amendoim é rico em gorduras monoinsaturadas que auxiliam no controle dos níveis de açúcar sanguíneo, promove ativação do metabolismo e ajuda na perda de gordura. A partir disto, o amendoim se torna um dos principais alimentos energéticos encontrados na natureza e indicados para uma série de dietas.

Outro ponto importante a se destacar é que o amendoim é rico em vitamina E, fósforo, potássio e zinco, o que faz dele um importante auxiliar para memória.

Vale salientar também, que o amendoim é rico em ômega-6 e pobre em ômega-3 (antiflamatorio), isso faz com que ele seja um alimento com propriedades inflamatórias.

Referências:

HAMMONS, Ray O.; HERMAN, Danielle; STALKER, H. Thomas. Origin and early history of the peanut. In: Peanuts. AOCS Press, 2016. p. 1-26.

NETO, Jayme Ferrari; DA COSTA, Claudio Hideo Martins; CASTRO, Gustavo Spadotti Amaral. Ecofisiologia do amendoim. Scientia Agraria Paranaensis, v. 11, n. 4, p. 01-13, 2012.

DOS SANTOS, R. C.; FREIRE, R. M. M.; SUASSUNA, T. Amendoim: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Área de Informação da Sede-Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E), 2009.

DIJIGOW, Patrícia. Amendoim e o fenômeno geocarpia. Disponível em: https://www.escoladebotanica.com.br/post/amendoim. 2022.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!