Família Boraginaceae

Boraginaceae é uma família da ordem Boraginales que por um bom tempo abrigou outras famílias dessa mesma ordem como sendo suas subfamílias. Foi preciso muita pesquisa, muita análise molecular para compreender que na verdade Heliotropiaceae, Cordiaceae e Ehretiaceae são famílias independentes e não subfamílias de Boraginaceae. Uma vez tudo esclarecido, restou a Boraginaceae 17 gêneros e 1.600 espécies, aproximadamente. Oito gêneros podem ser encontrados no Brasil, e os demais em áreas temperadas ao redor do mundo.

Boraginaceae
Boraginaceae
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Boraginales
Família: Boraginaceae

Os vegetais desta família podem ser ervas ou arbustos em seu habitat natural. Como todos os outros representantes da Ordem Boraginales, essa família também não tem as estípulas. As folhas vão variando entre pecioladas ou sésseis, lineares ou subcirculares. As inflorescências podem ser do tipo terminal ou axilar, com parciais cimosas, laxas ou congestas. O cálice é denteado e a corola às vezes se assemelha à forma de um funil, de um tubo ou de uma campânula. No estágio de botão floral, a prefloração é imbricada. O ovário possui quatro carpídeos, estilete ginobásico (principal sinapomorfia de Boraginaceae) que pode ser do tipo simples ou bífido em seu ápice.

O fruto é do tipo esquizocárpico, por isso quando amadurecem naturalmente se dissociam uns dos outros.

A importância econômica de Boraginaceae fica por conta de aproveitar espécies que podem ser utilizadas como plantas decorativas em projetos paisagísticos e decoração, como é o caso da espécie Myosotis Victoria, popularmente conhecida como não-te-esqueças-de-mim. Mas não é só, tem também a espécie medicinal Symphytum officinale, conhecida como confrei, que tem propriedade adstringente, tônica, laxante, antianêmica, anticancerígena, regeneradora celular entre tantas outras propriedades medicinais que já foram comprovadas.

E aqui mesmo no Brasil já foram encontradas espécies ornamentais do gênero Moritzia, no sul do país, mas por algum motivo ainda não emplacou seu consumo, portanto sem uma importância econômica expressiva por aqui.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Myosotis
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Symphytum_officinale.htm
http://www.freewebs.com/rapinibot/embriofitas/parte9.pdf