Trigo

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Gênero: Triticum

Trigo. Foto: Ievgenii Meyer / Shutterstock.com

Trigo (Triticum spp.) é uma gramínea da família Poaceae, do gênero Triticum com 21 espécies. Está bem adaptada em várias partes do mundo, ocupando a segunda posição no ranking de produção cerealista. Basicamente o trigo é colhido e transformado em farinha, dessa forma então é a base de muitos alimentos que são a base alimentar de muitas famílias, como pães, bolos, biscoitos, entre outros inúmeros alimentos confeccionados a partir desta farinha. Mas não é só, os animais também se beneficiam do trigo, desde que ele seja utilizado como feno.

Dados estatísticos do ano de 2002 apontam que a produção mundial de trigo somou 563,2 milhões de toneladas, uma quantidade significante. Liderando o topo do maior produtor, ainda segundo esta mesma estatística, está a China com uma produção de 89 milhões de toneladas. Em seguida vem a Índia com 71,5 milhões de toneladas e em 7° lugar está Portugal com apenas 10,9 milhões de toneladas por ano, quase 2% da produção total mundial. Sendo a espécie de trigo mais cultivada no mundo a Triticum aestivum.

As culturas de trigo são sempre classificadas de acordo com a estação do ano em que são plantadas e se desenvolvem (podendo ser trigo de inverno ou trigo de primavera) e também pelo teor de glúten que possuem (podendo ser trigo duro se o teor de glúten for alto ou trigo macio se o teor for baixo). Para a cultura ter sucesso é preciso que o produtor esteja bem informado a respeito do ciclo do trigo. Para poder manter a plantação sempre livre de pragas e saber o momento exato de aplicar um fungicida sem que a planta esteja suscetível demais e venha morrer.

Uma vez a colheita realizada com sucesso vem a etapa da seleção dos grãos e moagem. Nesta etapa os grãos são escolhidos e moídos para virar a farinha de trigo. E está pronta para ser comercializada.

Vale ressaltar que assim como malte, a aveia, a cevada e o centeio, o trigo também contém glúten, portanto não sendo indicado seu consumo àquelas pessoas com sensibilidade à esta proteína.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo
http://www.muitomaisreceitas.com.br/termos_culinarios/trigo.html