"Com certeza" ou "concerteza"

Mestre em Linguística (USP, 2019)
Graduada em Letras (USP, 2016)

Ouça este artigo:

Imagine que você está escrevendo um e-mail profissional ou respondendo uma mensagem para uma pessoa importante. Nesse dia, você acabou de receber um convite para realizar o sonho da sua vida e quer dar uma resposta afirmativa ao seu interlocutor. Como você responderia: com “com certeza” ou “concerteza”?

A verdade é que, se você respondesse da segunda forma, você poderia perder a oportunidade em poucos segundos. É importante que você saiba que o emprego errado da variante padrão da língua portuguesa pode te deixar em maus lençóis, dependendo da situação em que você se encontrar.

Em vista disso, vale a pena entender porque você deveria escrever a sua resposta com um “com certeza”. Você verá que existe uma razão bem clara para isso e não irá mais errar em situações importantes como a que você imaginou. Até mesmo se elas continuarem a ser hipotéticas.

Porque escrever “concerteza” é errado?

“Concerteza” é uma fusão da preposição “com” e do substantivo “certeza”. No entanto, essa palavra é incorreta e não existe na língua portuguesa. Por essa razão, é importante que você tenha em mente que a forma correta é “com certeza”, na qual você deixa os termos separados.

Além disso, note que essa expressão funciona como um adjunto adverbial de afirmação. A razão para isso está clara. Como você sabe, utiliza-se “com certeza” em momentos em que você está muito certo de que sua resposta é sim. Outros exemplos desse tipo de advérbio são as palavras “sem dúvidas”, “claro”, “sim” e “deveras”.

O perigo de usar a expressão escrita da forma errada

Saiba que, se você escrever essa expressão da forma incorreta, você poderá correr o risco de provocar ruídos na sua comunicação.

Em contextos formais, ela não seria aceita e poderia afetar a sua imagem. Afinal, nessas situações espera-se que você tenha um bom domínio na variante culta da língua. Se você frustrar essa expectativa do seu interlocutor, os efeitos disso poderão ser negativos.

Já em contextos informais, o erro pode passar batido. Ainda assim, ele ainda pode indicar um descuido de sua parte e fazer muita gente torcer o nariz. Por essa razão, é importante que você saiba identificar a forma correta de escrever a expressão. Dessa forma, você poderá usá-la sem medo de passar por situações constrangedoras.

Exemplos de contextos em que a expressão aparece

Agora que você já sabe como escrever “com certeza” e também sabe a função que essa expressão tem em uma frase, vale a pena ver alguns exemplos de como ela aparece!

  • “Você vai para a lanchonete depois do trabalho?”
    “Com certeza!”;
  • “Com certeza o político sabe animar o público”;
  • A menina vai aprender a andar de bicicleta com certeza;
  • Com certeza o seu filho já chegou da faculdade”.

Como você pode perceber, a expressão pode aparecer sozinha em uma frase. Além disso, ela também pode iniciar ou terminar uma oração. Em qualquer um dos casos, ela serve para reforçar positivamente o que está sendo dito. Perceba que você pode trocá-la por qualquer outro advérbio de afirmação sem prejudicar o que está sendo dito.

É necessário praticar para aprender!

Agora que você sabe como escrever a expressão “com certeza”, é importante que você redija essa palavra da forma correta todas as vezes em que usá-la. Isso porque você precisa se acostumar com a grafia adequada. A prática irá te ajudar muito nesse sentido. Portanto, vale a pena se dedicar para fazer o uso correto da expressão.

Além disso, também é fundamental que você crie o hábito de ler textos de diversos tipos. Isso porque você perceberá que, por ter acesso à grafia correta das palavras, você com certeza se acostumará a escrevê-las da forma apropriada.

Arquivado em: Português, Redação