Concerto ou conserto?

Mestre em Linguística (USP, 2019)
Graduada em Letras (USP, 2016)

Qual é a diferença entre as palavras “conserto” e “concerto”? Elas estão separadas apenas pelo erro de uma letra? Com certeza, não. Na verdade, são palavras diferentes, que existem na língua portuguesa, mas que se assemelham por possuírem os mesmos sons. Você pode experimentar agora falar uma e a outra e perceberá que não há diferença entre pronúncias.

Isso ocorre porque esses são termos homófonos, isto é, que são falados do mesmo jeito, mas que possuem significados e grafias diferentes. Há muitas palavras que se encaixam nesse caso. Assim, várias pessoas acabam confundindo a sua grafia na hora de escrevê-las.

No caso de conserto/concerto, há quem nem saiba da existência do segundo termo. Isso porque atualmente ele não está tão presente no nosso cotidiano assim como o primeiro. É por isso que para aprender a distingui-los, é necessário saber o que cada um significa. Assim, além de se fazer uma separação de definições, será possível diferenciar as grafias.

Conserto: o que significa

Esse termo já é bastante utilizado pelos brasileiros. Quando dizemos que levamos o carro para o conserto, estamos falando que o carro estava quebrado e, por isso, foi levado para passar por reajustes. Em vista disso, alguns sinônimos dessa palavra são “reparo”, “ajuste” e “recuperação”.

Técnica consertando um computador. Foto: Tatiane Silva / Shutterstock.com

Note que, para utilizarmos a palavra corretamente neste contexto, ela precisa estar escrita com “s”. Veja mais exemplos abaixo em que utiliza-se adequadamente o substantivo “conserto” ou então o verbo “consertar”:

  • “A menina consertou o desenho depois que usou a borracha”;
  • “Os óculos foram consertados pela ótica da esquina”;
  • “Os arquitetos asseguraram o conserto da estrutura da casa”.

Concerto: o que significa

Por outro lado, o termo “concerto” é menos utilizado. Ele é mais conhecido porque nomeia apresentações musicais, mas também possui um significado bastante diferente. Ele também pode corresponder a um acordo que é feito entre partes tendo-se em vista um objetivo.

Concerto musical. Foto: Igor Bulgarin / Shutterstock.com

Em vista disso, alguns sinônimos dessa palavra são “recital”, “aliança”, “acordo” e “pacto”.

Perceba que, nesses casos, é necessário escrever a palavra com “c”. Observe abaixo alguns exemplos de orações que são escritas com essa grafia:

  • Eu assisti ao concerto da Orquestra Sinfônica da minha cidade.
  • O concerto feito entre Deus e os homens é inquebrável.

Conheça a origens das palavras

Para fazer a diferenciação entre as duas palavras, ainda é interessante apresentar a origem de cada uma delas. Isso porque, mesmo no latim, elas tinham significados diferentes, ainda que fossem muito parecidas.

A palavra “concerto” veio do latim "concertare”. Um fato curioso é que, se hoje esse termo significa “pacto” e “aliança”, no passado ele tinha o sentido de “contender”. É interessante perceber como a definição da palavra mudou com o tempo.

Ainda assim, desde a concepção dela, ela já era diferente do termo que originou a palavra “conserto”. Esta surgiu do latim “consertare”, que significa “atar” ou “unir”. Em vista disso, fica mais um lembrete que a semelhança entre as pronúncias não diz nada sobre o real significado das palavras. Assim sendo, é importante ficar atento!

Como marcar a diferença entre as palavras

Não há segredo: se você quer lembrar sempre que “concerto” e “conserto” são palavras diferentes e usadas em contextos distintos, você precisa praticar! Busque utilizá-las mais na sua escrita para que você possa se lembrar sempre das suas dessemelhanças.

Criar o hábito da leitura também pode te ajudar a aprender a diferenciar palavras homófonas. Isso porque, além de ver as palavras no contexto apropriado, você também poderá observar as suas grafias. Inclusive, vale a pena abrir seu leque dos tipos de textos que você costuma ler. Isso porque é importante ter acesso a variantes diversas da língua!

Arquivado em: Português, Redação