Extender ou estender?

Mestre em Linguística (USP, 2019)
Graduada em Letras (USP, 2016)

Ouça este artigo:

Você já ficou com dúvidas de como escrever uma palavra? É praticamente impossível não ter esse problema alguma vez na vida. Afinal, a língua portuguesa possui vários termos e expressões que são idênticos na pronúncia, mas que são escritos de forma diferente.

Além disso, existem sons na língua que em certos contextos são iguais, mas grafados de forma distinta. Assim, é muito fácil assumir que uma palavra é escrita de uma forma, sendo que na verdade ela deve ser redigida de um modo diferente.

Quanto a esse último caso, vale a pena dar atenção à palavra “estender”. Isso porque muitas pessoas acreditam que ela é escrita com “x”. No entanto, esse é um equívoco - "extender" está incorreto! Antes de qualquer coisa, é importante apresentar a definição da palavra para depois explicar como ela pode pregar uma pegadinha nos falantes da língua.

O que é estender?

Quando você estende roupa, o que você faz com ela? Estica a peça para colocá-la no varal, certo? E quando você estende o prazo para enviar um trabalho? Nesse caso, você aumenta o número de dias ou horas para a entrega do mesmo. Esses dois contextos dão uma ideia mais clara sobre qual é o significado do verbo “estender”.

Pessoa estendendo roupas no varal. Foto: Amberside / Shutterstock.com

“Estender” é a mesma coisa que “estirar”, “alargar”, “alongar”. Por isso, esses são sinônimos da palavra.

O interessante é que, se olharmos para a origem desse termo, nós nos depararemos com o verbo do latim “extendere”, escrito com “x”. Além disso, se olharmos para o substantivo “extensão” que tem a mesma origem de “estender”, podemos ver que ele também possui o “x” na sua grafia. Assim sendo, essas questões podem induzir até um estudioso da língua ao erro.

O que fazer então?

A verdade é que não há para onde correr. A palavra que saiu do latim foi se alterando com o tempo até chegar à língua portuguesa de diversas formas. Uma delas é o verbo “estender”, que é escrito com “s”.

Assim sendo, precisamos respeitar as regras da nossa língua para sermos bem entendidos pelos nossos interlocutores e causarmos neles a impressão que desejamos.

Caso você não dê atenção à forma correta de escrever essa palavra, você pode correr o risco de passar por certos problemas. Em casos de processos seletivos, você poderia perder alguns pontos por causa desse erro gramatical na prova.

Já num e-mail do trabalho ou uma monografia na faculdade, esse “x” no lugar errado pode representar para quem capturá-lo certo descuido da sua parte.

Aprenda a escrever a palavra corretamente!

Para não correr esse risco, é importante que você tome o cuidado de aprender como escrever a palavra da forma certa. Por isso, veja a seguir exemplos de quando você deve usar o “x” e de quando é necessário usar o “s”:

  • “Precisei estender o tempo da reunião porque o palestrante atrasou”: como a palavra usada aqui é o verbo “estender”, é necessário escrevê-la com “s”.
  • “A extensão do cabelo da mulher era impressionante”: nesse caso, como estamos usando o substantivo, precisamos escrever a palavra com “x”.

 

Como você pode ver, é necessário aprender a diferenciar a escrita do verbo e do substantivo. Assim, você saberá como escrever apropriadamente o que deseja em cada caso.

Dicas de como errar menos na escrita de “estender”

Uma vez que você sabe agora como escrever essa palavra da forma correta, é importante que você busque utilizá-la quando estiver redigindo textos. Isso porque você irá se acostumar a escrevê-la da forma correta e ficará bem mais fácil evitar erros. Além disso, vale a pena ter um hábito de ler bastante. Assim, você melhorará a sua escrita no geral!

Arquivado em: Português, Redação