Teutons

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Os Teutons eram os povos germânicos que viviam no centro e no norte da Europa. Eles foram identificados como tribos germânicas por autores gregos e romanos. De acordo com os escritores antigos, eles viviam na região da Jutlândia, parte integrante do que conhecemos hoje como Dinamarca. Alguns documentos sugerem que os Teutons tenham, inclusive, dado nome a uma região ao norte da Dinamarca.

Em fases iniciais da formação desse povo, os Teutons se misturaram com os cimbros e migraram para o sul e para o oeste até o vale do rio Danúbio. Foi nesta ocasião que os Teutons encontraram os romanos pela primeira vez.

Teutons e cimbros marcharam unidos até a Gália e atacaram o território da Itália, onde permaneceram até 102 a.C.. Os dois povos unidos conquistaram uma série de vitórias contra inimigos invasores, mas foram finalmente derrotados, e separados, pelo general romano Caio Mário.

A derrota dos Teutons e dos cimbros para os exércitos romanos acarretou na morte de seu rei, Teutobod, e na captura das mulheres. Ocorreu um fato curioso que foi o suicídio coletivo de todas essas mulheres, ato o qual se tornou lenda de puro heroísmo dos povos germânicos. As mulheres aprisionadas tinham sido condenadas a casarem-se com os romanos; seus maridos, ao saberem da notícia, rogaram ao Consulado romano que a pena mudasse para o aprisionamento em uma ordem religiosa feminina. Como o pedido não foi atendido, na manhã seguinte, todas foram encontradas mortas por estrangulamento.

Mapa: http://www.germantribes.org/tribes/othertribes/teutons.htm

Arquivado em: Povos Germânicos