Dentista

Por Catarina Oliveira

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Categorias: Medicina, Profissões
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cirurgião dentista ou odontologista é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar a saúde bucal; avaliando boca, maxilar, mandíbula e ossos da face. Também receita medicamentos, cuida da estética para melhorar o aspecto geral dos dentes e identifica problemas relacionados à mastigação, gengiva, dentes e mordida.

Para ser Dentista é preciso cursar o bacharelado em Odontologia oferecido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em período integral e com duração média de 5 anos.

Dentista examina criança. Foto: Aigars Reinholds / Shutterstock.com

A matriz curricular busca proporcionar uma visão integrada da saúde do paciente trazendo disciplinas como Bioquímica, Anatomia, Imunologia, Farmacologia, Estomatologia, Radiologia Geral, Periodontia, Materiais Dentários, Prótese Dentária, Saúde Pública, Cirurgia Buco-Maxilo Facial e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, entre outras.

A parte prática envolve atividades em laboratório e aplicação de técnicas anestésicas e cirúrgicas, envolvendo todas as etapas evoluindo do pré até o pós-operatório.

Após concluir a formação, é obrigatório o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) para exercer legalmente a profissão.

Poderá trabalhar em consultórios odontológicos, hospitais, unidades básicas de saúde, cooperativas, sindicatos, creches e escolas, organizações não governamentais (ONGs), indústrias de produtos bucais, pesquisas acadêmicas, projetos sociais, etc.

Algumas de suas incumbências: extrair dentes, verificar a integridade dos materiais utilizados, oferecer infraestrutura adequada para o atendimento, manter os prontuários atualizados de acordo com as normas em vigor, realizar cirurgias, tratar alterações na raiz dos dentes, colocar implantes e próteses, efetuar clareamento dentário, esterilização de materiais, alterar a mordedura e posição através do aparelho ortodôntico, zelar pela saúde e integridade do paciente, adquirir aparelhos e instrumentação adequada, identificar alterações bucais e indicar os devidos tratamentos, explicar ao paciente os propósitos, riscos e custos dos procedimentos, entre outras.

Durante sua carreira, o Dentista poderá se especializar em diversas áreas: ortodontia, periodontia, implantodontia, prótese, endodontia, odontopediatria, patologia bucal e odontologia estética.

Além disso, é importante que busque atualização constante através de cursos de extensão e leitura de periódicos nacionais e internacionais da área. É desejável que o profissional cultive o bom relacionamento com seus pacientes, mantenha uma ótima coordenação motora e seja focado, calmo, detalhista e cuidadoso.

Em 2016 a profissão foi classificada como a segunda ocupação mais rentável do país, ficando atrás da carreira de Medicina na pesquisa apontada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Confirmando a posição favorável da profissão, vale ressaltar que no Brasil a estimativa é de que exista um cirurgião-dentista para cada 769 habitantes, revelando uma das maiores médias do mundo.

Veja o vídeo abaixo sobre o curso de Odontologia, produzido pela TV Unesp:

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!