Designer e Webdesigner

O profissional que lida com as áreas do Design é chamado designer. Ele pode exercer seus conhecimentos em variados campos. Por exemplo, trabalhar com desenho industrial, desenvolver revistas e materiais publicitários, atuar em identidades visuais, criar produtos, desenvolver outras funcionalidades para formas já conhecidas, adaptar objetos a acessibilidade, atuar também na web, entre outros.

Basicamente, um designer gráfico trabalha com os materiais que serão impressos, bem como seu formato, dobra, tamanho, cores, fontes, finalidade, facas, imagens. E entre os recursos que utiliza para exercer seu trabalho estão Illustrator, Photoshop e o Indesign. E o web designer pode ser descrito como aquele profissional que entende de web, ou seja, tem conhecimento em programação, precisa dominar HTML e CSS e sabe montar um site e domina esse ambiente virtual além do conhecimento básico do design gráfico.

Foto: REDPIXEL.PL / Shutterstock.com

Dessa forma compreendemos que um designer pode desenvolver produtos para serem vinculados na web sem necessariamente ser um webdesigner. Embora haja no mercado esta diferenciação onde cada profissional é solicitado de acordo com a finalidade do projeto, isto não impede que uma única pessoa domine os dois conhecimentos de áreas que são afins.

No design.blog autor Canha publicou um conjunto de perguntas e respostas (entre elas algumas que estão reproduzidas abaixo) que ilustram melhor a competência destes profissionais:

“ Ah, então eu não preciso ser designer para ser web designer!’. Pera lá! Não falei isso também! Qual a vantagem de um web designer que sabe de design gráfico sobre um web designer que fez um curso de Photoshop? É gigante. Como designer gráfico, aprendemos sobre usabilidade e acessibilidade. O web designer precisa pensar como que um deficiente visual vai visualizar o site, por exemplo. Ou como uma pessoa que só não possui um mouse pode navegar pelo site. Você aprende a lidar com isso no design gráfico. As chances de um web designer sem formação em design (os chamados ‘micreiros’) fazer um trabalho meia-boca são gigantes, mesmo que ele realmente seja o mestre do Photoshop e do Flash.

‘Então o que faz o designer para web?’. O designer para web é o designer que não entende bulhufas de código. É o cara que vai ser contratado no final do serviço e os programadores vão dizer: “olha, aqui está uma tela de 1024×768 pixels. Desenhe um site dentro deste espaço“. Ele não vai ser contratado para lidar com os elementos de navegação, por exemplo. Ele vai apenas criar ‘o visual’ do site. O que deixa bem claro que design impresso é diferente de design para a tela”

Ainda no campo virtual, há uma diferenciação entre webdesigner (programação visual do site, domínio de HTML); webmaster (cuida da manutenção do site), webdeveloper (programação do engine: base de dados, controle de acesso, etc).

Assista ao vídeo abaixo sobre a profissão de Designer:

Bibliografia:
http://blog.webmarketingcomunicacao.com.br
http://design.blog.br/web-design/design-grafico-versus-web-design

Arquivado em: Profissões