Ortopedista

Por Thais Pacievitch
Categorias: Ortopedia, Profissões
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O médico ortopedista é aquele profissional cuja especialização consiste em diagnosticar e tratar disfunções e lesões da locomoção (toda espécie de músculos, ossos, ligamentos, tendões, nervos e articulações). Cabe ao ortopedista a reabilitação do sistema lesionado, bem como prevenir futuras lesões.

Para ser ortopedista é necessário completar o curso de medicina e especializar-se em ortopedia (através de pós-graduação, mestrado e doutorado), também é preciso ter residência em institutos especializados ou hospitais. O curso de ortopedia dura seis anos de estudo universitário, ao qual se somam três de anos de residência e um ano opcional de educação especializada.

Foto: Kzenon / Shutterstock.com

Para exercer esta profissão é extremamente desejável que o profissional tenha características como: gostar de promover a saúde e bem-estar dos seus pacientes, satisfação em ajudar as pessoas, responsabilidade, bom relacionamento interpessoal, carisma, capacidade de organização e de observação, agilidade, dinamismo, capacidade de diagnosticar e raciocínio lógico.

As principais atividades exercidas por este profissional são: solicitação de exames específicos e detalhados para identificar as causas do problema ou problemas do paciente; prescrição dos remédios que serão utilizados durante o tratamento; promover a consulta do paciente; elaborar o tratamento dos pacientes sob sua responsabilidade (tratá-lo com medicamentos, cirurgia ou outras formas de tratamento); diagnosticar o(s) problema(s) do paciente; manter o paciente informado sobre os cuidados necessários durante o tratamento; saber indicar uma equipe de fisioterapia para ajudar o paciente em sua recuperação; acompanhamento da recuperação do paciente e observação dos avanços conseguidos durante o tratamento.

Os locais de atuação do ortopedista são as clínicas e consultórios privados, casas de saúde, clubes (como os times de futebol e os clubes recreativos), academias e associações esportivas, hospitais públicos e privados, etc.

No Brasil, dada a precariedade da saúde pública, o mercado de trabalho para o ortopedista é bastante amplo, bem como para todos os profissionais da área de saúde.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!