Aplicações do Nióbio

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

O Brasil possui a maior reserva mundial de Nióbio, cerca de 90%. O Nióbio é um metal com muitas aplicações viáveis devido ao seu baixo teor de oxidação, sendo então acrescentado na composição de ligas metálicas de aço e alumínio, por exemplo, com esta finalidade. Além disso, ele traz mais eficiência sob altas temperaturas à sistemas complexos de engenharia como é o caso das turbinas de aeronaves que possuem Nióbio em sua estrutura.

Minério de Nióbio. Foto: Bjoern Wylezich / Shutterstock.com

Possui aplicação na indústria automotiva fazendo por exemplo com que os carros se tornem mais leves e mais resistentes a colisões. É também utilizado na indústria de dutos de transporte permitindo a fabricação de gasodutos e oleodutos mais finos e maiores sem perder segurança.

Utilizado ainda na confecção dos supercondutores que são utilizados inclusive em equipamentos geradores de imagem para diagnóstico médico e telescópios por exemplo.

Além de todos esses fatores um dos grandes benefícios do Nióbio é a redução da emissão de gases do efeito estufa quando utilizado. Com tantas aplicações e benefícios cada vez mais a indústria mundial certamente irá utilizar o Nióbio o que trará muitos benefícios econômicos ao nosso país.

Referências:

Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM.com.br

http://recursomineralmg.codemge.com.br

Arquivado em: Química