Dissolução fracionada

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

A dissolução fracionada ou extração por solvente é o processo inicial de separação de misturas heterogêneas compostas por dois ou mais sólidos, onde é adicionado um solvente (comumente a água) e um dos compostos sólidos é solubilizado. Após realizar a solubilização, a mistura passa pelo processo de filtração, onde o(s) outro(s) sólido(s) fica(m) retido(s) no papel filtro, e o sólido solubilizado é filtrado. O filtrado é então submetido a outro processo, que pode der de secagem ou vaporização, destilação, etc., para que o solvente seja removido, restando apenas o sólido de interesse.

No caso de misturas contendo mais de um tipo de sólido, este processo pode ser repetido com a torta formada no papel filtro, utilizando-se um solvente que solubilize outro composto sólido presente na torta, desse modo, é possível separar todos as frações da mistura, desde que os todos os compostos não sejam solúveis no solvente escolhido.

O processo de dissolução fracionada é dependente de outros processos de separação para ser realizado, como supracitado, a filtração e secagem ou vaporização, por exemplo, por esse motivo, é um processo que está vinculado a outros para acontecer, por si só, não é capaz de realizar a separação de misturas.

Este processo é amplamente utilizado nos laboratórios de análises químicas e em indústrias, nos processos de fabricação onde é necessário fracionar os sólidos presentes em uma mistura.

Para que a dissolução aconteça, um dos sólidos da mistura deve possui afinidade com o solvente escolhido, dissociando-se e formando uma solução homogênea, para que então possa ser realizada a etapa de separação entre a solução formada e o sólido que é insolúvel no solvente escolhido.

Por ser um processo simples, você pode realizar um experimento na sua casa! Vamos aprender na prática?

Experimento

Materiais necessários:

  • 2 recipientes (pote ou copo)
  • 1 filtro de papel (para café)
  • 1 Coador de café

Reagentes necessários:

  • 150 mL de Água
  • 1 colher de café de sal comum
  • 1 colher de sopa de areia

Metodologia:

Em um dos recipientes adicione o sal e a areia e misture. Adicione a água e misture até que o sal se dissolva. Insira o filtro de papel no coador de café e posicione -o sobre o segundo recipiente. Verta a solução para que a mesma seja filtrada.

Verifique que o nesta etapa ocorre a retenção das partículas de areia no papel filtro e o filtrado que passa pelo sistema contém apenas sal e água.

Para separar o sal da água é necessário realizar outro processo de separação de misturas, a evaporação. Você pode realiza-la naturalmente, deixando o recipiente em local aberto onde haja luz solar, e lentamente a água irá evaporar, restando apenas o sal no fundo do recipiente. Para acelerar este processo, você pode aquecer a mistura no fogo (cuidado ao realizar este procedimento, você pode se machucar!).

Arquivado em: Química