Extração de petróleo em terra

Especialista (MBA) em Gestão da Qualidade Total (UFF, 2013)
Graduada em Química, Tecnóloga (Unigranrio, 2011)
Graduada em Ciências Biológicas (Unigranrio, 2006)

A exploração de petróleo realizada no continente, isto é, em terra firme é chamada de onshore. Esse tipo de exploração demanda custo menor que a exploração offshore, pois os investimentos em equipamentos são menores, permitindo que pequenas e médias empresas tenham a oportunidade de participar desse mercado.

Desde a antiguidade o petróleo era conhecido pelos seus afloramentos, principalmente no Oriente Médio. Nessa época, sua utilização era para iluminação e fins bélicos. Porém, foi em meados do século XIX que iniciou as primeiras explorações de petróleo em terra. Primeiramente, em 1850 na Escócia e em seguida em 1859 nos Estados Unidos. Por muitos anos os EUA se mantiveram como líder mundial na produção do petróleo, até a descoberta de novas jazidas.

No Brasil a primeira descoberta do petróleo foi em terra no ano de 1939, em Lobato, Bairro de Salvador. Com a perfuração de poços na região na busca do óleo negro, em 1941 surgia a primeira refinaria do Brasil, no Campo de Candeias, que está ativo até hoje. Esse campo foi um gerador de conhecimentos que foram aplicados em novos campos.

Em 2016, o Brasil produziu aproximadamente 120 mil barris por dia de petróleo extraído em terra. Atualmente (2017) são 192 campos, sendo os maiores campos encontrados no Rio Grande do Norte e na Bahia. Porém, existem campos no Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

No entanto, as descobertas continuam. Em 2015, a Petrobrás descobriu indicativos da existência de petróleo na Fazenda Belém, que abrange campos no Rio Grande do Norte e Ceará. O campo terrestre se estende pelos municípios de Icapuí, Aracati e Jaguaruana. Até aquele momento, não haviam indícios de petróleo na área correspondente ao Ceará. A expectativa é que essa descoberta compense a queda da produção de “campos maduros” na região.

A extração de petróleo em terra é realizada através de plataformas onshore, que são instaladas após a exploração geológica da região. Quando o poço não é surgente, isto é, não jorra petróleo somente com a pressão dos fluidos existentes, é necessário o uso de unidades de bombeamento. Na foto abaixo é possível ver as unidades de bombeamento, chamadas de "cavalo-de-pau".

Várias unidades bombeadoras em campo de extração de petróleo onshore. Foto: Artur1917 / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

A perfuração do poço pode ser segmentada em planejamento, perfuração, completação, produção e abandono. A exploração de petróleo em terra segue algumas etapas básicas:

  • Exploração geológica;
  • Instalação da plataforma onshore;
  • Início da perfuração do poço. Durante a perfuração são inseridos tubos que são ligados entre si, permitindo que a perfuração continue. Além disso, é adicionado lama com o objetivo de promover resistência às paredes do tubo, resfriar, lubrificar e efetuar pressão para que não ocorra a subida de materiais como água, óleo e gás.
  • Quando a perfuração atinge o petróleo é realizado a preparação do furo com revestimento em aço e o uso de cimento para a vedação. Conforme o aumento da profundidade do furo, os tamanhos das brocas vão diminuindo.
  • Quando o furo atinge a rocha o petróleo flui pelos canos de perfuração.
  • O petróleo extraído pode ser transportado por meio de dutos ou navios, armazenado e refinado para a separação dos seus componentes.

Durante a investigação de novos campos onshore, um novo insumo foi identificado. O shale gas, ou melhor dizendo, o gás de xisto. Extraído de rochas sedimentares é um dos insumos promissores para a petroquímica. Contudo, as explorações de petróleo em terra continuam sendo o foco onshore.

Leia também:

Fontes:

http://www.opetroleo.com.br/afinal-o-que-onshore-e-offshore/

http://www.opetroleo.com.br/campo-de-candeias-75-anos-de-petroleo-na-bahia/

http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/historia.html

http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2014/01/ha-75-anos-era-descoberto-petroleo-em-lobato-bairro-de-salvador-ba.html

http://www.trabalhoemplataformas.com/plataformas-onshore/

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/petrobras-faz-nova-descoberta-de-petroleo-em-terra-no-ceara-1.1206597

http://camposmarginais.blogspot.com.br/2011/12/o-bombeio-mecanico.html

Arquivado em: Economia, Química