Exercícios - Funções orgânicas

Questões de vestibulares e do Enem sobre as diversas funções orgânicas existentes.
Ler artigo Funções orgânicas.

Exercício 1: (Enem 2012)

A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos.

piretrina-coronopilina

Identifique as funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados:


Exercício 2: (UFRGS 2017)

Um trabalho publicado na Nature Medicine, em 2016, mostrou que Withaferin A, um componente do extrato da planta Withania somnifera (cereja de inverno), reduziu o peso, entre 20 a 25%, em ratos obesos alimentados em dieta de alto teor de gorduras.

Entre as funções orgânicas presentes na Withaferin A, estão:


Exercício 3: (UFRGS 2015)

O ELQ-300 faz parte de uma nova classe de drogas para o tratamento de malária. Testes mostraram que o ELQ-300 é muito superior aos medicamentos usados atualmente no quesito de desenvolvimento de resistência pelo parasita.

São funções orgânicas presentes no ELQ-300:


Exercício 4: (Enem 2015)

Uma forma de organização de um sistema biológico é a presença de sinais diversos utilizados pelos indivíduos para se comunicarem. No caso das abelhas da espécie Apis mellifera, os sinais utilizados podem ser feromônios. Para saírem e voltarem de suas colmeias, usam um feromônio que indica a trilha percorrida por elas (Composto A). Quando pressentem o perigo, expelem um feromônio de alarme (Composto B), que serve de sinal para um combate coletivo. O que diferencia cada um desses sinais utilizados pelas abelhas são as estruturas e funções orgânicas dos feromônios.

QUADROS, A. L. Os feromônios e o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 7, maio 1998 {adaptado).

As funções orgânicas que caracterizam os feromônios de trilha e de alarme são, respectivamente:


Exercício 5: (Unespar 2017)

A indústria de panificação e confeitarias utilizam substâncias aromatizantes na fabricação de seus produtos. Dentre elas é utilizada a vanilina (sabor baunilha) cuja fórmula estrutural está representada abaixo.

Que funções estão representadas?


Exercício 6: (Unespar 2016)

Semanalmente nos noticiários (jornais escritos, TV, Internet e revistas de maior circulação, etc.) informam sobre o consumo e a proliferação de drogas no mundo. A cadeia abaixo pertence a uma substância alucinógena denominada “mescalina”, que tem a seguinte fórmula estrutural:

Nela estão presentes as seguintes funções orgânicas:


Exercício 7: (Unespar 2015)

A nomenclatura dos compostos orgânicos é feita de tal modo que no próprio nome há uma indicação da função à qual a substância pertence. Considere a relação: propanóico, butanal, propanona e butanol. Indique a alternativa que representa a função de cada um dos compostos respectivamente: