Exercícios - Oxirredução

Lista de perguntas de vestibular sobre oxirredução.
Ler artigo Oxirredução.

Exercício 1: (PUC-RIO 2008)

O fenômeno da oxirredução ocorre em reações com transferência de elétrons. Sobre a reação do permanganato de potássio com peróxido de hidrogênio em meio ácido, representada pela equação não balanceada abaixo, uma espécie doa elétrons, e a outra recebe esses elétrons de maneira espontânea, o que pode ser verificado pela variação do número de oxidação.

Sobre essa reação, é correto afirmar que:


Exercício 2: (FUVEST 2010)

Na produção de combustível nuclear, o trióxido de urânio é transformado no hexafluoreto de urânio, como representado pelas equações químicas:

Sobre tais transformações, pode-se afirmar, corretamente, que ocorre oxirredução apenas em:


Exercício 3: (UDESC 2010)

Abaixo são dados os potenciais padrões de redução dos metais prata e ferro, a 25 ºC.

Coloca-se uma barra de prata em uma solução aquosa de FeSO4 1,0 mol.L-1, a 25 ºC. Com relação ao que deve ocorrer com o sistema acima, pode-se afirmar que:


Exercício 4: (FUVEST 2009)

A pólvora é o explosivo mais antigo conhecido pela humanidade. Consiste na mistura de nitrato de potássio, enxofre e carvão. Na explosão, ocorre uma reação de oxirredução, formando-se sulfato de potássio, dióxido de carbono e nitrogênio molecular. Nessa transformação, o elemento que sofre maior variação de número de oxidação é o:


Exercício 5: (UFPB 2009)

(Adaptado)

3CH3CH2OH + 2K2Cr2O7 + 8H2SO4 →  3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11H2O

Na reação acima, as substâncias oxidante e redutora são respectivamente:


Exercício 6: (Enem 2014)

A revelação das chapas de raios X gera uma solução que contém íons prata na forma de Ag(S2O3)23 . Para evitar a descarga desse metal no ambiente, a recuperação de prata metálica pode ser feita tratando eletroquimicamente essa solução com uma espécie adequada. O quadro apresenta semirreações de redução de alguns íons metálicos.

questaoenem59

Das espécies apresentadas, a adequada para essa recuperação é:


Exercício 7: (UFSC 2014)

A partir de 2014, todos os carros que saírem das fábricas no Brasil deverão conter, de série, os itens de segurança airbag e freios com ABS. O airbag é formado por um dispositivo que contém azida de sódio (NaN3), nitrato de potássio (KNO3) e dióxido de silício (SiO2). Este dispositivo está acoplado a um balão, que fica no painel do automóvel. Quando ocorre uma colisão, sensores instalados no para-choque do automóvel e que estão ligados ao dispositivo com azida de sódio emitem uma faísca, que aciona a decomposição do NaN3. Alguns centésimos de segundo depois, o airbag está completamente inflado, salvando vidas. O esquema abaixo mostra os componentes de um airbag:

Seguem abaixo as equações químicas não balanceadas que representam as etapas de funcionamento do airbag.

I. Decomposição do NaN3:
NaN3(s) → Na(s) + N2(g)
II. Inativação do sódio metálico através da reação com KNO3:
Na(s) + KNO3(s) → K2O(s) + Na2O(s) + N2(g)
III. Ação do SiO2 formando silicatos alcalinos:
K2O(s) + Na2O(s) + SiO2(s) → silicatos alcalinos

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 8: (Enem 2015)

A calda bordalesa é uma alternativa empregada no combate a doenças que afetam folhas de plantas. Sua produção consiste na mistura de uma solução aquosa de sulfato de cobre(II), CuSO4 , com óxido de cálcio, CaO, e sua aplicação só deve ser realizada se estiver levemente básica. A avaliação rudimentar da basicidade dessa solução é realizada pela adição de três gotas sobre uma faca de ferro limpa. Após três minutos, caso surja uma mancha avermelhada no local da aplicação, afirma-se que a calda bordalesa ainda não está com a basicidade necessária. O quadro apresenta os valores de potenciais padrão de redução (Eº) para algumas semirreações de redução.

A equação química que representa a reação de formação da mancha avermelhada é:


Exercício 9: (Enem 2016)

TEXTO I

Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais. Em uma biocélula microbiológica, bactérias catalisam reações de oxidação de substratos orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem por um circuito externo até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.
AQUINO NETO, S. Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula a combustível etanol/O,. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 23 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (Eº') apresentam valores característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semirreações de redução e seus respectivos potenciais:

Nessas condições, qual é o número mínimo de biocélulas de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V?