Química matemática

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

A disciplina de Química é extremamente permeada de cálculos e fórmulas tanto no nível básico quanto no nível superior. A química e seus fenômenos tem se tornado cada vez mais aprofundados e complexos, além disso cada vez mais se vale muito da matemática para diversos fins e entre eles está a modelagem matemática. A modelagem matemática trata da transformação de problemas reais e não-matemáticos em problemas matemáticos a fim de predizer seus comportamentos e simular possíveis resoluções.

Além disso temos a área da química teórica que explora a química matemática a fim de entender e calcular teoricamente fenômenos químicos a fim de prevê-los e explicá-los. Outra área que utiliza bastante a matemática é a Química Quântica que se detém ao estudo de fenômenos químicos a partir do viés da mecânica quântica.

A partir disso podemos perceber a importância do ensino interdisciplinar e contextualizado a fim de que ao nos tornarmos estudantes dessa área tenhamos mais facilidade para trabalhar com conceitos interligados e cooperativos.

Referências: http://www.springer.com/chemistry/physical+chemistry/journal/10910%7C

Arquivado em: Química