Exercícios - Substância química

Lista de questões relativas às substâncias químicas.
Ler artigo Substância química.

Exercício 1: (UDESC 2009)

Um químico encontrou duas substâncias sólidas desconhecidas, A e B, e fez as seguintes observações:

I - A substância A é solúvel em água e insolúvel em hexano, enquanto a substância B é insolúvel em água e em hexano.

II - A substância A não conduz corrente elétrica no estado sólido, mas apresenta alta condutividade elétrica quando em solução aquosa ou no estado fundido, enquanto a substância B não conduz eletricidade e não se funde quando aquecida até 1000 ºC.

III - A substância B apresenta elevada dureza.

Considerando essas características, pode-se dizer que as substâncias A e B são, respectivamente, um(a):


Exercício 2: (UDESC 2008)

Assinale a alternativa que apresenta correspondência das fórmulas químicas das seguintes substâncias: hidróxido ferroso, ácido sulfídrico, ácido sulfúrico e óxido de carbono.


Exercício 3: (UDESC 2008)

Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do gás carbônico, do grafite, do ar atmosférico, do ozônio e do butano, respectivamente.


Exercício 4: (UFF 2009)

Um dos refrigerantes mais conhecidos e vendidos mundialmente teve sua fórmula original proposta em 1886 e foi inicialmente usado como medicamento. Existem algumas lendas urbanas relacionadas a esta bebida, como por exemplo, sobre as suas características ácidas e excitantes. Seu pH é cerca de 2,5, isto é, com acidez entre o Ácido Acético do vinagre e o Ácido Clorídrico do suco gástrico. A especulação em torno da fórmula da bebida tem sido grande e envolveu várias substâncias, como: Ácido Fosfórico, Cafeína, Ácido Cítrico, Água e o CO2 como gaseificante.

No texto acima, foram citados os nomes de substâncias químicas, das quais algumas fórmulas estruturais são mostradas a seguir:

Com relação às substâncias químicas mencionadas no quadro da própria questão, assinale a opção correta.


Exercício 5: (UFRGS 2016)

Apreciadores de arte observaram que famosas telas do pintor holandês Van Gogh estavam mudando de cor, com efeito mais pronunciado nos tons roxos que passavam a azuis e nos vermelhos que estavam desaparecendo. Químicos descobriram que o problema ocorre com o Pb3O4 presente no pigmento das tintas. Quando exposto à luz e ao gás carbônico, uma série de reações consecutivas transforma o pigmento em outros compostos de chumbo que são esbranquiçados, fazendo com que a tinta original perca seu tom característico.

Entre os compostos presentes nesse processo, é possível encontrar:

1 - Pb3O4
2 - PbO
3 - CO2
4 - Pb(OH)2
5 - PbCO3

Assinale a afirmação correta sobre essas substâncias.


Exercício 6: (FUVEST 2016)

Existem vários modelos para explicar as diferentes propriedades das substâncias químicas, em termos de suas estruturas submicroscópicas.

Considere os seguintes modelos:

I. moléculas se movendo livremente;
II. íons positivos imersos em um “mar” de elétrons deslocalizados;
III. íons positivos e negativos formando uma grande rede cristalina tridimensional.

Assinale a alternativa que apresenta substâncias que exemplificam, respectivamente, cada um desses modelos.


Exercício 7: (Unespar 2016)

Existem muitas qualidades de matéria. A estas diferentes qualidades de matéria damos o nome de substâncias. Um exemplo de uma substância simples é: