Bacillus cereus

O Bacillus cereus é uma bactéria gram-positiva, é aeróbia facultativa, pertence ao filo Firmicutes e é responsável pela maior parte das doenças de histórico alimentar. Sob a forma de esporo, este organismo está presente no solo e por isso quase sempre é o agente patológico responsável pela infestação (contaminação) de toda uma plantação. Uma vez colhidos da plantação, os alimentos vem contaminados e se não houver uma preparação adequada, contaminarão tudo à volta (o que normalmente ocorre).

bacillus cereusQuem consumir esses alimentos contaminados poderá apresentar quase que de imediato vômito frequente, e quem só apresentar sintomas a partir de 6 horas (em média) após a ingestão, normalmente terá mais diarréias que vômitos.

A manipulação dos alimentos não deve ser descuidada, pois esta bactéria forma esporos que produzem duas toxinas preocupantes: uma delas é termo-lábil (que provoca diarréias) e a outra é termo-estável (que provoca vômitos). Por isso alguns procedimentos são necessários: lavar bem os alimentos (os grãos, principalmente, já que o contato com o solo é direto), lavar bem as mãos (se possível use luvas estéreis culinárias), após cozer os alimentos sirva-os em seguida e guarde as sobras não aproveitadas imediatamente (os esporos se reproduzem bem em temperatura ambiente). Uma sucessão de equívocos de manipulação durante todo o trajeto do alimento, desde a colheita até a mesa do consumidor, causa sérios transtornos à quem os consome, variando de sintomas leves à casos mais graves que necessitem do auxílio de hidratação por soros.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacillus_cereus
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/BACILLUS_CEREUS.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732004000200012&script=sci_arttext

Arquivado em: Reino Monera