Caxias do Sul

Toda a colonização do Rio Grande do Sul pelos italianos iniciou-se por volta de 1875 quando inúmeras famílias vindas principalmente das regiões italianas da Lombardia, Vêneto e Tirol, vinham para o Brasil impulsionados pelo sonho de condições melhores do que as encontrada naquela época na Itália a pouco unificada.

Segundo a tradição a data de 20 de maio de 1875 marca a chegada das três primeiras famílias vindas da Itália e que se estabeleceram em Nova Milano (nome dado em homenagem à terra de onde vieram, Monza, na Província de Milano), atual Farroupilha.

Aos imigrantes italianos a Coroa prometera terras na região sul que seriam passadas às famílias assim que elas quitassem o financiamento que o governo dera para a compra de materiais e estabelecimento dos colonos. O prazo para a quitação da dívida era de 5 a 10 anos e, aos poucos, os colonos encontraram um jeito de prosperar.

De início, foram formadas as colônias de Conde D’Eu, Dona Isabel e Caxias na região nordeste do Estado e a colônia de Silveira Martins, na região central do Estado. Mas, antes de passar a se chamar “Caxias” a cidade, que fica próxima a Nova Palmira, era referida até mesmo nos documentos oficiais como a “colônia aos fundos de Nova Palmira”.

De 1876, data em que se iniciou o povoamento da região de Caxias do Sul, até pouco antes da nomeação à cidade, Caxias do Sul recebeu os nomes de: “Campo dos Bugres”, “Sede Dante”, “Sede Principal”, “Vila de Santa Tereza de Caxias”, “Caxias” e finalmente, “Caxias do Sul”.

Os imigrantes trouxeram consigo toda a tradição cultural da Itália e o motivo de uma das maiores festas tradicionais realizadas na região sul, a Festa Nacional da Uva, que acontece todos os anos desde 1931.

O vinho, o dialeto, as tradições musicais e artísticas, a arquitetura e a gastronomia italianas trazidas pelos imigrantes misturou-se aos costumes dos tropeiros e índios que já viviam ou passavam por aquelas terras (motivo pelo qual Caxias foi chamada de “Campo dos Bugres”), fazendo surgir as características próprias da cultura gaúcha e legando à cidade de Caxias do Sul o título de Capital Brasileira da Cultura em 2008.

Fontes
http://www.caminhosdacolonia.com.br
http://www.caxias.tur.br

Arquivado em: Rio Grande do Sul