Porto Alegre

Ouça este artigo:

Porto Alegre é a capital do Estado do Rio Grande do Sul. Sua área compreende cerca de 500 km², e abriga 1.492.530 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 2021.

O local começou a ser povoado com a chegada de açorianos no século XVIII. Logo no século XIX, foi recebendo também imigrantes alemães, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses.

Porto Alegre já recebeu mais de 80 prêmios e títulos que identificam uma das melhores capitais para residir, trabalhar, realizar negócios, estudar e se divertir. A Organização das Nações Unidas (ONU) re conheceu em 2010, o local como Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil.

Apesar de seu desenvolvimento, a cidade também enfrenta alguns desafios atuais como alto custo de vida, poluição, degradação do ecossistema, incidência de obesidade, grande criminalidade, problemas no trânsito e por boa parte da população viver em condições de sub-habitação (favelas).

Porto Alegre é a capital do estado mais meridional do Brasil. Suas cidade limítrofes são Canoas (norte), Cachoeirinha e Alvorada (nordeste), Viamão (leste) e Eldorado do Sul (oeste). Sua geografia é bem diversificada com morros, baixadas em um grande lago – o Guaíba. O lago principal, que é o Guaíba, é utilizado para abastecimento público, navegação, pesca e esporte.

Os morros mais elevados são o Morro Santana - 331 m, o Morro da Polícia - 291 m e o Morro Pelado - 298 m. A altitude média do município é de 10 m acima do nível do mar.

O clima da cidade é considerado subtropical úmido (por Koppen Geiger). A temperatura média anual é de 20º C, podendo chegar a 35º C no verão e mínima de 10º C no inverno. Porto Alegre é uma das cidades mais vulneráveis ao impacto das mudanças climáticas antropogênicas. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Ctarina (UFSC), a previsão até os anos de 2.091 e 2.100, a temperatura da capital aumente para 45,72º C.

As principais atividades econômicas são indústria, comércio, serviços e construção civil. Os pontos turísticos que se destacam na cidade são o Lago Guaíba, a Estátua do Laçador, Monumento ao Expedicionário, Palácio Piratini, Teatro São Pedro, Planetário, Instituto Livre de BelasArtes, entre outros.

Os moradores são conhecidos por gaúchos, expressão utilizada para denominar pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de campos naturais – denominado pampa, que ocorre na América do Sul.

As tradições bem diversificadas foram trazidas pelos imigrantes, escravos africanos e povos indígenas autóctones. O Festival Internacional de Folclore é muito conhecido na cidade, assim como a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras manifestações gaúchas.

Arquivado em: Rio Grande do Sul