Exercícios - História de Santa Catarina

Lista de exercícios sobre a História de Santa Catarina.
Ler artigo História de Santa Catarina.

Exercício 1: (UFSC 2010)

Sobre acontecimentos históricos ocorridos no sul do Brasil, é correto afirmar que:


Exercício 2: (UFSC 2010)

Florianópolis foi colonizada por açorianos, sendo marcante a arquitetura das casas do período colonial ainda preservadas em vários recantos da Ilha. Seu acolhedor povo tem um sotaque bastante peculiar. São conhecidas como “Manezinhos da Ilha” as pessoas que tiveram o privilégio de nascer em Florianópolis. Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho é uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores, que sempre têm “causos” para contar.

Disponível em: www.belasantacatarina.com.br Acesso em: 10 ago. 2009. (Adaptado)

Sobre a colonização e a cultura açoriana em Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 3: (UDESC 2010)

A província de Santa Catarina, após a Lei de Terras, alinha-se à política colonizadora do Brasil Império e passa a receber número expressivo de imigrantes estrangeiros. No século XIX os imigrantes estrangeiros chegavam a Santa Catarina viajando pelo mar, e os portos de desembarque variavam conforme o destino que tomariam em terra. Os três portos mais utilizados à época eram:


Exercício 4: (UDESC 2010)

Assinale a alternativa incorreta em relação à ocupação da região do planalto Catarinense, a sua população nativa e aos primeiros moradores brancos a partir do século XVIII.


Exercício 5: (UDESC 2009)

Alguns historiadores identificam os períodos entre final do século XIX e a primeira década do século XX, como de importante crise política, econômica e social na capital do Estado de Santa Catarina. Dentre os fatos que marcaram a Capital neste período, caracterizados como de crise, podem-se citar os elencados abaixo, exceto:


Exercício 6: (UDESC 2009)

A implantação das colônias no Estado de Santa Catarina, dentre outros fatos, deu início ao processo de disputa pela terra entre colonos e populações nativas. Das leituras possíveis sobre essa história, a que se apresenta como incorreta na historiografia atual é:


Exercício 7: (UDESC 2009)

Sobre os conflitos em Santa Catarina durante o século XX, é correto afirmar:


Exercício 8: (UDESC 2008)

Sem considerar os diferentes grupos indígenas que já habitavam o território, pode-se afirmar, de forma geral, que a sociedade catarinense foi estruturada a partir de ________ provenientes de São Vicente e de _______, que foram levados ao litoral e ao planalto. No século XVIII, recebeu _________ no litoral, e luso-brasileiros (paulistas) no _______; a partir do século XIX, alemães, ________, poloneses e outros contingentes étnicos.

Assinale a alternativa que contém a seqüência que completa corretamente o texto acima.


Exercício 9: (UDESC 2008)

A consolidação da República em Santa Catarina foi marcada por diferentes acontecimentos. Dentre os relacionados ao Estado catarinense, assinale a alternativa incorreta.


Exercício 10: (UDESC 2008)

Assinale a alternativa incorreta, sobre o povoamento do Planalto Serrano catarinense:


Páginas: [1] 2