Largo de São Francisco

O Largo de São Francisco localiza-se em São Paulo, na região central da cidade. Na área, encontram-se os seguintes estabelecimentos: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Igreja da Ordem Terceira da Penitência e a Igreja de São Francisco. Além disso, o Largo de São Francisco é o marco inicial da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, uma das mais movimentadas da região, possuindo grande variedade de comércios e instituições de ensino.

largo sao franciscoA história do Largo de São Francisco tem início em meados de 1640, quando o Convento de São Francisco foi instalado no local. Com isso, a região ficou conhecida por abrigar o grupo mais antigo e importante de construções da arquitetura religiosa de São Paulo. Este conjunto é composto pela Igreja da Ordem Terceira da Penitência, a Faculdade de Direito e a Igreja de São Francisco. Ambos integravam uma fazenda que, segundo alguns historiadores, é do ano de 1642.

Todo esse conjunto arquitetônico tem suas origens no ano de 1640, quando, partindo do Rio de Janeiro no ano anterior, os sete freis que fundaram o Convento São Francisco de São Paulo chagaram à cidade. Em um primeiro momento, os religiosos instalaram-se no final do Viaduto do Chá, onde atualmente está localizada a Praça do Patriarca. Porém, o terreno deste local apresentava inúmeras dificuldades para a construção de um convento, como os ventos fortes do Vale do Anhangabaú e a falta de água. Esse seria o primeiro passo para a construção no Largo de São Francisco.

Após este período de problemas, a Câmara da Vila de São Paulo doou um terreno aos freis franciscanos, localizado no atual Largo de São Francisco. Após o início das obras, o Convento São Francisco de São Paulo teve sua inauguração no dia dezessete de setembro do ano de 1647, em conjunto com a realização da Festa das Chagas de São Francisco.

A partir do ano de 1800, a localização que ficava de frente para o convento foi apelidada pelo povo da cidade de Largo do Capim, devido à grande quantidade de grama na área. Vinte e oito anos depois, a Faculdade de Direito de São Paulo ocupou as instalações do convento e o terreno frontal passou a ter o nome de Largo do Curso Jurídico. Com a chegada do século XIX, o local passa a ser chamado como é conhecido atualmente: Largo de São Francisco.

Uma curiosidade é que, no dia de Santo Antônio, treze de junho, os franciscanos organizam a distribuição de cem mil pães para os pobres no Largo de São Francisco, mantendo a tradição da congregação.

Fontes:
http://www.sanfranjr.com.br/?page_id=290
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/1110470-tendenciasdebates-os-donos-do-largo-de-sao-francisco.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Largo_de_S%C3%A3o_Francisco
Foto: http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_pontos-turisticos_largo-sao-francisco

Arquivado em: São Paulo