Dispareunia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo dispareunia, de acordo com a terminologia médica, define a dor durante o ato sexual, que acomete ambos os sexos, sendo, contudo, mais comum em indivíduos do sexo feminino.

Esta condição é uma das causas mais comuns de problemas nas relações sexuais e pode variar desde um leve desconforto, até uma dor aguda que ocasiona sofrimento e dificuldades de relacionamento do casal.

Aparentemente, a prevalência da dispareunia vem crescendo ao longo do tempo e isso pode ser decorrente de mudanças ocorridas no comportamento sexual e ao aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Consiste em uma dor persistente ou recorrente que pode ser classificada de acordo com a sua localização em:

As causas desta condição são diversas. Dentre elas estão:

Comumente, a causa física da dispareunia consiste na dor durante as primeiras relações sexuais do casal, resultante da natural falta de adequação física dos mesmos, desaparecendo em aproximadamente 95% dos casos. Nos 5% restantes são decorrentes de problemas psicológicos, presença de determinadas doenças ou do chamado hímen complacente.

Em consequência da ampla gama de causas, o diagnóstico é baseado no histórico clínico e exame físico, associados com exames laboratoriais e de imagem, como ultra-sonografia.

O tratamento da dispareunia vai variar de acordo com a causa da mesma, sendo que em certos casos não é necessário que haja intervenção médica, como no caso do surgimento de dor durante as relações sexuais pós-parto. Neste caso, deve-se esperar, pelo menos, 6 semanas após o parto para voltar a ter relações. Em casos de falta de lubrificação vaginal, pode-se tentar utilizar um lubrificante à base de água. Quando o problema for psicológico, terapia sexual pode ser válida. Em outros casos, pode ser necessário o uso de fármacos ou até mesmo realização de cirurgia, sendo que o profissional da saúde habilitado é quem deve indicar qual a melhor alternativa.

Fontes:
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4782/-1/dispareunia-x-dor-durante-o-ato-sexual.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispareunia
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?136
http://www.medsaude.com/dispareunia-dor-durante-sexo.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!